Sacerdotes para sempre: Cardeal Dom Sergio da Rocha ordenou dois novos padres

O dia 11 de dezembro ficou marcado na memória e, sobretudo, nos corações do Povo de Deus que pertence à esta Igreja Particular de São Salvador da Bahia. Na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador – Igreja Mãe de todas as paróquias da Sé Primacial – dois jovens tornaram-se sacerdotes para sempre: Deivisson Conceição Batista e Rafael de Freitas Pereira receberam a Ordenação Presbiteral pelas mãos do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, em Missa que teve início às 9h, e foi concelebrada pelos bispos auxiliares e por padres das mais diversas comunidades.

A primeira parte do rito da Ordenação Presbiteral consistiu na apresentação dos candidatos ao sacerdócio, realizada pelo reitor do Seminário São João Maria Vianney, padre Gil Peixinho. Em seguida, o Cardeal se dirigiu ao povo e aos eleitos. “Celebramos com grande louvor a Deus a Ordenação Sacerdotal destes nossos queridos diáconos, Deivisson e Rafael, à serviço da Igreja e de nossa Arquidiocese. A ação de graças que entoamos a Deus se completa com a profunda gratidão aos novos padres, aos seus familiares e amigos e a todas as comunidades que, de alguma maneira, estiveram apoiando a formação dos nossos novos presbíteros”, disse o Cardeal, agradecendo, também, aos que se dedicam à formação no seminário no Serviço Arquidiocesano de Animação Vocacional (SAAV).

“Iluminados pelo profeta Isaías, podemos afirmar que os pastores segundo o coração de Deus, os padres que estão sendo ordenados assumem a missão sublime e exigente de proclamar a Boa Nova aos pobres, de curar as feridas da alma, de anunciar a redenção e a liberdade aos cativos, de proclamar o tempo da graça, de consolar os que choram, de dar aos que sofrem uma coroa em vez de cinzas; o óleo da alegria em vez da aflição. Esta profecia que se cumpriu plenamente em Jesus Cristo necessita ser sempre mais acolhida e vivida pela Igreja, a começar de cada sacerdote. Para viver bem essa missão é preciso, por primeiro, fazer a experiência daquilo que se anuncia daquilo que se realiza em favor dos outros”, destacou o Cardeal.

Após a homilia, os candidatos ao sacerdócio se apresentaram diante do Arcebispo e reafirmaram o propósito de viver conforme a própria vocação, prometendo-lhe cooperação, oração, fidelidade e zelo pela unidade na Palavra, na ação e na liturgia, características do tríplice múnus de ensinar, governar e santificar. Em seguida, prostraram-se ao chão em sinal de entrega total da vida a Deus. Enquanto isso, os fiéis entoaram a Ladainha de Todos os Santos rogando a Deus, a Virgem Maria e aos santos que intercedam pelos recém-ordenados.

Os jovens receberam a imposição das mãos do Arcebispo, dos bispos e dos padres que, em silêncio, rogaram a Deus pelos neo-sacerdotes. Terminada a Prece de Ordenação, foram retiradas as vestes de diáconos e os novos padres foram revestidos com a estola sacerdotal (faixa colocada no ombro formando duas linhas horizontais) e a casula, como um sinal de acolhida no presbitério e na comunidade cristã, agora como sacerdotes.

Seguindo o rito próprio da Ordenação Presbiteral, a Arcebispo ungiu as mãos de cada um e envolveu-as com uma faixa branca. Os familiares de cada recém-ordenado desamarraram as mãos e as beijaram. Os bispos e os padres presentes também beijaram as mãos dos novos padres. “Hoje é um dia muito emocionante, pois se confirma a vontade de Deus em nossas vidas. Eu estou muito feliz”, disse o neo-sacerdote, Rafael.

A Celebração Eucarística, que foi transmitida, ao vivo, pelo canal oficial da Arquidiocese de Salvador [clique aqui] foi marcada por emoção e, ao mesmo tempo, pelo sentimento de gratidão a Deus pelas vocações. “Celebrar este dia é viver um momento de muita felicidade, de muita alegria. De fato, o meu coração está transbordando, por que eu sinto que estou respondendo a vontade de Deus em minha vida. No meu coração, eu só tenho uma única palavra, chamada gratidão a Deus por estar, no dia de hoje, me tornando sacerdote”, disse o neo-sacerdote, Deivisson.

Fotos: Sara Gomes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

Contatos

© Copyright Arquidiocese de São Salvador Bahia. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de São Salvador Bahia. Feito com por