
Os 37 anos da Pastoral da Criança foram celebrados com muita alegria na manhã deste sábado, 28 de outubro, na Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Reunidos no Santuário Santa Dulce dos Pobres, os líderes – como são chamados os agentes desta pastoral – participaram da Santa Missa, que foi presidida pelo bispo auxiliar, Dom Dorival Barreto, e concelebrada pelo frei Mário Erky, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap); e pelo frei Jorge Geraldo, da Ordem dos Frandes Menores Conventuais (OFMConv).
“A presença da Pastoral da Criança é de cuidado, de atenção, de carinho, de proteção da vida, especialmente as crianças. Desde o seu começo, esta pastoral manifesta esta preocupação e cuidado, atendendo aquilo que o próprio Jesus nos pede: cuidado e proteção para com as crianças; cuidado com a vida. A Pastoral da Criança, portanto, de uma forma muito simples e atuante, está presente nas comunidades para que possa manifestar, de fato, essa ajuda às mães e às famílias, para que as crianças possam crescer não só em idade e em tamanho, mas também em sabedoria e em graça diante de Deus”, destacou Dom Dorival.
Logo após a Celebração Eucarística, os fiéis saíram a pé, percorrendo a Avenida Dendezeiros do Bonfim, até a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. Esta ação, chamada de Caminhada pela Paz, teve como objetivo ser um clamor para a urgente necessidade da paz no mundo, sobretudo nos países onde acontecem as guerras, mas também no estado da Bahia e no Brasil. “É um momento bem propício esta Caminhada pela Paz, já que estamos enfrentando uma guerra no Oriente Médio, mas também em nosso país, com a crescente violência. Essa Caminhada é para chamar a atenção das pessoa, da nossa sociedade de um modo geral, para que todos compreendam que a paz tem que está dentro da família, mas também em todos os ambientes, nas nossas relações interpessoais. Então, queremos chamar a atenção sobre essa paz, que cada um deve cultivar e praticar”, disse a coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Criança, Sheila Pitanga.
Durante todo o percurso, as crianças, acompanhadas dos pais ou responsáveis, carregavam bandeirinhas brancas. Também ecoaram entre os participantes algumas frases, entre elas “guerra não, paz sim”. Hoje, de uma forma especial, a Pastoral da Criança promove essa Caminhada pela Paz. Nada melhor do que as crianças nos ajudando e nos incentivando a rezar pela paz. As crianças têm um coração puro, como o próprio Senhor nos diz, então que essa pureza das crianças nos ajude também a rezar, a trabalhar pela paz. Que a caminhada seja esse sinal de oração, mas também de comprometimento da nossa parte. Com as crianças, nós queremos um mundo melhor, mais justo, mais fraterno, um mundo de paz para todos”, afirmou Dom Dorival.




















































































por