São Benedito: o santo da humildade e do serviço será homenageado em Salvador

Em comunhão com toda a Igreja que vivencia o Ano Jubilar, a Irmandade de São Benedito realizará o tríduo e a festa deste santo à luz do tema “São Benedito, peregrino da Esperança”. As celebrações acontecerão de 15 a 18 de maio, sempre às 17h, na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco (Centro Histórico de Salvador).

A partir da vida do santo homenageado que celebra, em 2025, 500 anos de nascimento, os devotos meditam a cada dia as virtudes teologais: fé, amor e esperança.

São Benedito

Celebrado em diversas partes do mundo, especialmente no Brasil, São Benedito é reconhecido como um exemplo de humildade, fé e serviço aos pobres. Nascido em 1526, na Sicília, na Itália, Benedito era filho de escravos africanos libertos. Desde jovem, destacava-se por sua bondade e profunda espiritualidade, mesmo sem ter acesso aos estudos formais.

Trabalhando inicialmente como pastor de ovelhas, Benedito ingressou em um convento franciscano como leigo, onde se dedicava aos serviços mais simples, como cozinheiro e ajudante na limpeza. Apesar de não ser sacerdote, sua fama de santidade se espalhou por causa de sua vida de oração intensa, dos conselhos sábios e dos milagres atribuídos à sua intercessão.

A humildade foi a marca registrada de sua trajetória. Mesmo quando foi eleito superior do convento, exerceu a liderança com simplicidade e espírito fraterno, sempre priorizando o bem-estar dos irmãos e dos mais necessitados.

São Benedito faleceu em 1589, com fama de santidade, e foi canonizado pelo Papa Pio VII em 1807. Hoje, é considerado padroeiro dos cozinheiros, dos afrodescendentes e símbolo da valorização da dignidade humana, independentemente da origem social ou racial. Seu testemunho continua vivo nas comunidades que o veneram com fé, especialmente entre os povos afrodescendentes do Brasil, que veem nele um modelo de resistência, fé e amor cristão.