O bispo da Diocese de Camaçari, na Bahia, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, está entre os prelados brasileiros eleitos para a participação na XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que acontecerá em Roma, de 8 a 23 de outubro. A divulgação da lista com os nomes dos membros foi realizada pela Secretaria Geral do Sínodo, da qual faz parte o Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, na manhã de hoje, 7 de julho.
Além de Dom Dirceu, também foram escolhidos como delegados do Brasil o bispo emérito de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha; o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), Dom Joel Portela; o bispo da Diocese de Santo André (SP), Dom Pedro Carlos Cipollini; e o Arcebispo de Manaus (AM), Cardeal Leonardo Ulrich Steiner.
O Sínodo sobre a Sinodalidade tem como tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”, e parte do processo de escuta de todo o povo de Deus. Desde o início da caminhada que precede a Assembleia Geral, Dom Dirceu faz parte da equipe brasileira de Animação do Sínodo 2023.