
A Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (ACOPAMEC) foi selecionada para participar da 3ª edição do Programa Conecta+, uma iniciativa do Instituto Coca-Cola Brasil e do Instituto Ekloos, que tem como objetivo fortalecer Organizações da Sociedade Civil comprometidas com a formação e inserção de jovens, em situação de vulnerabilidade, no mercado de trabalho. A iniciativa pode viabilizar recursos e fortalecer as ações sociais desenvolvidas, e, como parte dessa participação, a instituição precisa alcançar 10 mil seguidores no Instagram, até 11 de novembro: @acopamecoficial
Com 35 anos de história, a ACOPAMEC atua na promoção da cidadania, da educação e do protagonismo juvenil, oferecendo oportunidades de formação e inclusão social a famílias em situação de vulnerabilidade. Criada a partir da articulação das comunidades católicas locais, a Associação é fruto do compromisso pastoral e comunitário que transformou fé em ação concreta, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida em Mata Escura e Calabetão. A meta de alcançar 10 mil seguidores no Instagram é uma forma de fortalecer a presença digital da ACOPAMEC e garantir que mais pessoas conheçam e apoiem o projeto social que, há mais de três décadas, constrói pontes de esperança e oportunidades.
É importante ressaltar que a Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão tem se consolidado como referência em acolhimento, educação, arte, cultura, preservação ambiental e formação na periferia de Salvador. Ao longo da trajetória, mais de 30 mil crianças, adolescentes, jovens e famílias foram beneficiados diretamente pelas iniciativas da instituição. “Encontramos em várias partes de Salvador pessoas que, graças à ACOPAMEC, mudaram suas vidas e a de suas famílias. Sempre acreditamos que não há solução sem o envolvimento comunitário e a luta por políticas públicas”, afirma o presidente da ACOPAMEC, padre Miguel Ramon.

A atuação também se estende à preservação ambiental. Em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a instituição participa do projeto de implantação do Parque Theodoro Sampaio, considerado um marco para a cidade. Além dos programas educativos, a ACOPAMEC mantém cinco casas-lares que oferecem acolhimento integral a crianças e adolescentes de zero a 17 anos em situação de risco, além de, para os jovens, representar uma porta de entrada para a autonomia e a vida profissional, através da oferta de cursos profissionalizantes e de programas de inserção, como o Jovem Aprendiz, entre outros.
Sobre o Conecta+
Criado em 2023, o Conecta+ nasceu com a proposta de oferecer mentoria e capacitação para gestores de organizações sociais que atuam com o empoderamento econômico da juventude. Já em sua segunda edição, realizada em 2024, o programa apoiou 16 organizações em todo o país, oferecendo recursos financeiros, capacitação e ampliação de redes de parceria para favorecer a contratação de jovens beneficiados.
Em 2025, o Conecta+ chega à sua terceira edição, mantendo o compromisso de fortalecer instituições e gerar novas oportunidades de empregabilidade. Assim, neste ano, a ACOPAMEC soma-se a esse movimento de impacto social, reforçando sua missão de promover educação, cidadania e inclusão por meio de projetos que transformam realidades. Com a participação no programa, a Associação busca ampliar suas ações com crianças, adolescentes e jovens, além de fortalecer a sustentabilidade institucional e expandir parcerias estratégicas que impulsionem o desenvolvimento comunitário.


por