Semana da Gratidão: fiéis se encontrarão no Santuário Santa Dulce dos Pobres para celebrar a canonização de Irmã Dulce

A Bem-Aventurada Dulce dos Pobres será proclamada Santa no dia 13 de outubro, em cerimônia presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano, em Roma. Em Salvador, onde a futura santa nasceu, viveu e morreu, uma programação especial está sendo preparada para a Semana da Gratidão, que acontecerá de 12 a 19 de outubro, no Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Largo de Roma, que será criado Santuário Santa Dulce dos Pobres.

Para dar início às homenagens, os jovens da Arquidiocese de Salvador realizarão mais uma edição da Vigília dos Jovens Adoradores, que terá início às 22h do dia 12 de outubro e seguirá até às 5h do dia 13. A vigília terá início com a Missa presidida pelo bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos Silva Filho e seguirá durante toda a madrugada com momentos de louvor, formação, recitação do Terço e oração. Às 4h do dia 13 de outubro o formador do Seminário São João Maria Vianney, padre Josuel Jesus, conduzirá a adoração ao Santíssimo Sacramento.

Às 5h haverá alvorada e às 5h10 terá início a retransmissão, ao vivo, da cerimônia de canonização. Neste momento, todos os corações estarão unidos para celebrar a elevação de Irmã Dulce aos altares, passando a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres. Após a retransmissão, o bispo auxiliar Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida fará a leitura do Decreto de Criação do Santuário Santa Dulce dos Pobres. Localizado no Largo de Roma, na capital baiana, o templo, que era dedicado à Imaculada Conceição da Mãe de Deus, abriga restos mortais da futura santa.

Durante todo o dia 13, serão celebradas Missas 12h e 16h. Haverá, ainda, a Feira da Gratidão, às 10h; recitação do Terço em honra à Santa Dulce, às 15h; Sarau Dulce, à 17h30; e show com a banda Ignes, a partir das 19h. De 14 a 19 de outubro a programação contará com três missas diárias: às 8h30, 12h e 16h; além da Feira da Gratidão, às 10h e às 14h; recitação do Terço em honra à Santa Dulce, às 11h e às 15h; Sarau Dulce, às 17h30 e apresentações culturais, às 19h. Na quinta-feira (17) os fiéis participarão, ainda, da adoração ao Santíssimo Sacramento, que terá início logo após a Missa das 8h30.

Missa pós-canonização

55 mil pessoas devem participar da primeira Missa, em solo brasileiro, em agradecimento pela canonização de Irmã Dulce. A Celebração Eucarística acontecerá na Arena Fonte Nova, em Salvador, no dia 20 de outubro. Neste dia, os portões da Arena serão abertos ao meio dia e os fiéis poderão acompanhar shows com bandas católicas e a apresentação do espetáculo “Império do Amor”, que contará com mais de 600 crianças e as participações do padre Antônio Maria, Waldonys, Margareth Menezes, Tuca Fernandes e Saulo.

Após o espetáculo, terá início a procissão com as relíquias da Santa Dulce dos Pobres e com as imagens de Santo Antônio (de quem ela era devota), de Nossa Senhora da Conceição da Praia (padroeira do Estado da Bahia) e do Senhor Bom Jesus do Bonfim. O ponto alto dos festejos será a Missa em Ação de Graças, que terá início às 17h e será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e concelebrada por Arcebispos, bispos e padres de Salvador e de outras Arqui(dioceses) do Brasil.