No último domingo (31), a Arquidiocese de Salvador promoveu o Seminário Arquidiocesano da Campanha da Fraternidade, que este ano é ecumênica e tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e como lema Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24). O principal objetivo da Campanha da Fraternidade 2016 é a abordagem acerca do saneamento básico sob a perspectiva ecumênica tem força internacional.
O tema está em sintonia com o Conselho Mundial de Igrejas e com o Papa Francisco que chamam a atenção para o atual modelo de desenvolvimento que ameaça a vida e o sustento das pessoas. O Seminário foi dividido em três partes: ver – momento em que foram apresentados dados e situações sobre o assunto; julgar – momento em que o assunto foi exposto à luz da Palavra de Deus; e agir – momento operacional que envolveu ações por parte das instituições
É importante lembrar que a Legislação Brasileira estabelece, através da lei que implementou o Sistema Único de Saúde (SUS), que o meio ambiente deve estar integrado à saúde humana, afinal, os locais onde as populações se inserem impactam nas suas condições de vida. Por isso, é papel do cidadão cobrar das autoridades o cumprimento da lei.
Fotos: Luana Assiz
















por