SEMOC inicia programação com Missa pelos 55 anos da Universidade Católica do Salvador

O secretário executivo da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias, José Carlos Aguilera, o reitor da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padre Adilton Lopes, o padre Jurandir Dantas, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, o reitor da Universidade Católica do Salvador, Padre Maurício Ferreira, e o capelão da UCSAL e coordenador da Pastoral do Turismo na Arquidiocese, Padre Manoel de Oliveira Filho reunidos para a abertura da 19° Semana de Mobilização Científica da UCSAL, no campus de Pituaçu.
Da esquerda para a direita: o secretário executivo da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias, José Carlos Aguilera, o reitor da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padre Adilton Lopes, o padre Jurandir Dantas, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, o reitor da UCSAL, Padre Maurício Ferreira, e o capelão da UCSAL e coordenador da Pastoral do Turismo na Arquidiocese, padre Manoel de Oliveira Filho

A Universidade Católica do Salvador iniciou nesta terça-feira, 18, as atividades da 19ª Semana de Mobilização Científica, que reunirá até o dia 22 pesquisadores, estudantes e membros da comunidade acadêmica em torno do tema “Natureza, Ciência e Sociedade”. Como parte da programação de abertura, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, presidiu a Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 55 anos da UCSAL, no campus de Pituaçu.

Dom Estevam pontuou que celebrar os 55 anos da universidade no dia de São Lucas torna a data ainda mais memorável, porque o santo “traz uma mensagem de esperança, sobretudo para os pobres e abre perspectiva para o mundo da cultura, das verdades reveladas pelo próprio Cristo. Comemorar esta data é compreender a missão da UCSAL, que promove o desenvolvimento da cultura, da fé e da ciência”, afirmou.

A Missa foi concelebrada pelo reitor da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padre Adilton Lopes, padre Jurandir Dantas, o reitor da UCSAL, padre Maurício Ferreira, o capelão da UCSAL e coordenador da Pastoral do Turismo na Arquidiocese, padre Manoel de Oliveira Filho, e o coordenador da Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, frei José Jorge Rocha.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, presidiu a Celebração Eucarística

Temática

A edição 2016 da SEMOC provoca a academia e a sociedade para a reflexão e o engajamento nas questões socioambientais. Para o reitor da universidade, padre Maurício Ferreira, “o tema traduz a preocupação da ONU revelada em 2015, num congresso internacional ocorrido na França [Convenção do Clima da Organização das Nações Unidas] e nós estamos reverberando essa preocupação, expressa também pelo Papa Francisco na encíclica Laudato Si. Esperamos, portanto contribuir para a promoção da consciência para aperfeiçoar o cuidado com a casa comum”, disse.

Entre as discussões propostas durante a Semana de Mobilização Científica estão a produção de alimentos orgânicos, a captura de carbono diante das mudanças climáticas, consumo consciente e estratégias para a conservação da biodiversidade do nordeste brasileiro. Clique aqui para conferir a programação completa da 19ª SEMOC.

Fotos: Luana Assiz

Assine nossa News

Seja o primeiro a receber nossas novidades!