Série “São José na Igreja” apresenta a devoção no Regional Norte 1

A série ‘São José na Igreja no Brasil’ – como parte do Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco com a Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, publicada por ocasião dos 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica, chega a terceira edição trazendo a devoção ao santo na região Norte do Brasil.

O Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) compreende os estados do Norte do Amazonas e Roraima para trazer as curiosidades da devoção ao esposo de Maria na região.

Em Manaus, a arquidiocese possui 36 Comunidades dedicadas à São José, um Santuário que completou 173 anos de fundação e duas paróquias.

Umas das maiores provas da devoção do povo amazonense ao glorioso São José pode ser constatada na tradicional Novena da Bênção de São José, que teve início em 1999 com o objetivo de convidar aos católicos a viver um renovado ardor missionário em toda a Igreja reavivando a fé batismal de todos os fiéis, numa realidade urbana, onde muitas vezes o tempo é exíguo, explica a arquidiocese.

Foram tantos testemunhos, experiências com a oração, adoração e relatos de graças alcançadas, que a Igreja ficou pequena para a quantidade de devotos que necessário a criação de novos horários devido à expressividade de fiéis. Segundo a arquidiocese, em abril de 2015, foi criado o Santuário de São José Operário e a celebração tornou-se um momento muito forte de congregar e reafirmar a Fé cristã e católica do povo, conquistando espaço nos meios de comunicação.

“São 150 anos da declaração de São José como padroeiro da Igreja recordando essa figura excepcional da nossa igreja não apenas para pedir a sua proteção, mas também para nos inspirarmos no homem que é exemplo de amor e pai”, comentou o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner durante a missa de são José em 19 de março.

Já na diocese de Alto Solimões (AM) não existe nenhuma Paróquia cujo padroeiro seja São José. Porém, o pai adotivo de Jesus é padroeiro de quatro comunidades urbanas da região: Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e Santo Antônio do Içá. Além de seis comunidades rurais.

De acordo com a diocese, a devoção popular a São José vem crescendo na cidade de Tabatinga e cada vez mais pessoas têm participado das duas celebrações de 19 de março e 1 de maio. Segundo a diocese, este ano as celebrações e as novenas foram adaptadas devido a situação da pandemia da covid-19.

Prédio centenário dedicado à São José

Na Prelazia de Tefé, município do interior do Amazonas, a devoção ao santo padroeiro da Igreja Católica também está muito presente nas comunidades. Em Jutaí, São José é padroeiro de uma paróquia que está completando 70 anos de fundação.

Apesar de ter apenas uma capela dedicada ao santo, a cidade de Tefé guarda um patrimônio histórico que é o centenário palácio episcopal da cidade, que abriga o Seminário São José. Segundo a prelazia, a construção do Seminário projetada por arquiteto francês teve início em 1913 com entrega da primeira parte em 1919 e a outra parte inaugurada em 1932.

O prédio é uma construção de grande relevância para a região e é um ponto turístico da cidade. O Seminário atende não só da área da Prelazia de Tefé, mas de toda a região.

Testemunho de uma cura da Covid-19

Há 2 meses, aproximadamente, (janeiro/2021), um amigo restaurador de imagens me ofereceu uma imagem de São José pra comprar ou para eu vender. Eu disse que  ofereceria aos conhecidos e familiares. Logo compartilhei no grupo que tinha um São José para vender e que, caso alguém se interessasse, me procurasse.  Meu irmão Zé perguntou o preço e, também, falei sobre a altura de 80 cm da imagem. Mesmo interessado, no momento, ele disse que não poderia ficar com a imagem. Não demorou e meu irmão foi hospitalizado com a Covid-19 e logo foi entubado. Foi um choque tão rápido esse acontecimento! Orávamos e pedíamos orações por ele. Amigos e parentes unidos em orações. Certa madrugada, como de costume, acordei e rezei, pensando no meu irmão. Lembrei-me da imagem do São José. Pensei  em falar com meus irmãos pra comprarmos e dar pro Zé em ação de graça pela saúde dele e de aniversário. Todos concordaram. Peregrinando com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes em visita às famílias, Giselle, a filha do Zé, disse que gostaria que Nossa Senhora fosse dia 24 à casa deles e, assim, acertamos para levar também o presente: a imagem de São José. Impressionante. No momento que estávamos chegando com a imagem de São José e Nossa Senhora, o médico estava ligando pra Gisa dizendo que seu pai estava sendo extubado e estava bem. Acreditamos, verdadeiramente, que tudo isso é o poder da oração e da intercessão de Maria e de São José! A família de Nazaré visitando a casa do meu irmão!”.

Maria de Lourdes Reis Vieira Nogueira,
Integra a equipe de liturgia da na paroquia Nossa Senhora de Lourdes, na comunidade de Terra Preta – Barreirinha, em Manaus (AM)

Com informações e fotos:
Arquidiocese de Manaus
Diocese de Alto Solimões
Prelazia de Tefé
Diocese de Divinópolis (MG)
Secretaria Municipal de Turismo de Tefé