Sexta-feita Santa: Confira fotos da Ação Litúrgica Solene

A memória da Paixão e Morte de Jesus foi celebrada durante a Liturgia da Paixão, nesta Sexta-feira Santa. Na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, sob a presidência do Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, centenas de fiéis participaram desta Ação Litúrgica. “Nós temos a graça de continuar a celebrar o Tríduo Pascal, neste segundo grande momento, quando celebramos a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na cruz. Esta celebração é marcada por momento de oração, de piedade e de silêncio e de contemplação. Este dia é de penitência, como sinal de conversão”, disse Dom Sergio durante a homilia.

Dividida em três partes – Liturgia da Palavra, adoração da Cruz e Comunhão Eucarística – a Ação Litúrgica foi marcada pelo silêncio, pela oração e pela adoração ao Cristo crucificado. Logo após a homilia, o diácono Raimundo Moreno e o Arcebispo rezaram a Oração Universal, respondida pelos fiéis. As preces deste dia são pelo Papa, pela Igreja, pelos que sofrem, pelos que creem em Deus e também pelos que não creem.

Em seguida foi entronizada a cruz para adoração. Sob o refrão “Eis o lenho da cruz da qual pendeu a salvação do mundo. Vinde, adoremos”, o Cristo crucificado foi colocado no altar para a veneração dos fiéis, que, após a celebração litúrgica, formaram uma longa fila e puderam contemplar as imagens de Jesus crucificado, do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores.

No mesmo horário em que teve início a Ação Litúrgica na Catedral, 15h, também começou a mesma celebração na Igreja do Carmo, de onde saiu a Procissão do Senhor Morto. A imagem, conhecida como o “Cristo do Cabra – devido ao nome do artista plástico que a confeccionou -, foi conduzida no esquife por militares do Exército, passando por algumas ruas do Centro Histórico. Ao chegarem em frente à Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, os fiéis puderam escutar o Sermão das Sete Palavras, proferido por Dom Sergio, e encerrando o segundo dia do Tríduo Pascal.

Fotos: Sara Gomes