Venerável Ordem 3ª de São Domingos de Gusmão festeja o padroeiro

São Domingos de Gusmão3A Venerável Ordem 3ª de São Domingos de Gusmão celebra o dia do padroeiro, com o tema “São Domingos, servo de Maria e apóstolo do Rosário, nos ensina a anunciar o Evangelho e a edificar a Igreja”. O tríduo preparatório acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de agosto, sempre às 19h.

No dia festivo (8) os fiéis participarão de uma alvorada às 7h e da recitação do Terço, às 7h30. A partir das 8h15 acontecerá a adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida de procissão pelas principais ruas do Centro Histórico, às 9h. A Missa Solene em homenagem a São Domingos será presidida pelo padre Lázaro Muniz, às 10h.

São Domingos

São Domingos de Gusmão foi o fundador da Ordem dos Pregadores – dominicanos. Filho de Joana de Aza e Félix de Gusmão, Domingos nasceu na zona de fronteira do Reino de Castela. Os pais de Domingos pertenciam à pequena nobreza guerreira, encarregada de assegurar as praças militares da fronteira com o sul.

Desde criança, Domingos teve inclinação para a vida religiosa e, no ano de 1189, foi estudar para Palência. Após a conclusão dos estudos, em 1196, tornou-se membro do cabido da sua diocese natal, Osma.

Após uma grande missão, Domingos encontra um grupo de mulheres convertidas, que lhe pedem apoio. Ele, porém, encontra para elas uma casa e dá-lhes uma regra de vida, simples, de oração e reclusão. Esta foi a primeira comunidade religiosa dominicana de monjas de clausura.

No ano de 1214 Domingos começou a juntar um pequeno grupo de companheiros que, assim como ele, haviam adotado a vida de pregadores itinerantes. Em 1215, em Toulouse, ele adotou uma regra de vida para essa comunidade de pregadores e obteve a aprovação do bispo local.

O objetivo de Domingos era criar uma ordem religiosas que não ficasse restrita a um local, mas que tivesse uma mandato geral, de forma a poder atuar em todos os territórios onde fosse necessária a evangelização. Diante disso, dirigiu-se a Roma, onde acontecia o Concílio de Latrão, para obter o reconhecimento da sua Ordem. No entanto, o Concílio perante a tantos movimentos que surgiram um pouco por todo lado e, por forma a evitar a anarquia, decidou proibir novas ordens religiosas.

Aconselhado pelo Papa, Domingos e os seus companheiros estudaram várias Regras de vida religiosa já existentes e optaram pela Regra de Santo Agostinho. Entretanto, em 1216, Domingos retornou à Roma com a sua Regra e, a seu pedido, o Papa pediu à Universidade de Paris o envio para Toulouse de alguns professores destinados ao ensino e à pregação. Neste mesmo período o Papa confirmou a regra da Ordem dos Pregadores como religiosos “totalmente dedicados ao anúncio da Palavra de Deus”.

Logo aos o reconhecimento da Ordem, Domingos enviou os primeiros discípulos, dois a dois, para fundar novas comunidades em Paris, Bolonha, Roma e Espanha. Ele acreditava que somente o estudo da Bíblia poderia dar os meios necessários para uma pregação eficaz.