15 anos do Centro Social Dom Lucas Moreira Neves

IMG_1262O centro Social Dom Lucas Moreira Neves, localizado na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Alto do Peru, completará no dia 14 de agosto, 15 anos de história. Para celebrar esse momento especial, sua comunidade, bem como os professores, alunos e funcionários da instituição, prepararam uma missa cheia de homenagens.

 

Presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, a celebração aconteceu na paróquia Conversão de São Paulo, na Fazenda Grande do Retiro, às 17h e foi concelebrada pelo pároco, padre César Dias; pelos padres José Carlos Santos Silva, Lucas Niccheri, Ferdinando Caprini e Miguel Ramon, presidente do centro social.IMG_1270

 

“O centro foi colocado aqui justamente em sinal de gratidão do professor Mauro Barsi, do projeto Agatha Esmeralda, da Itália, para que aqui no bairro tivesse também uma opção para os jovens, para os adolescentes e também para os adultos, de integração, de formação humana, de evangelização. Então foi aqui que entrou o centro como uma resposta. Aqui é tudo escuro e quando você vê lá no alto a luz do centro, à noite, é bem simbólico. É uma luz por muita gente aqui”, explicou o padre Miguel.

 

IMG_1248O Projeto Ágata Esmeralda tem como filosofia apoiar instituições que respeitam a dignidade humana, da concepção à morte natural. Nesse âmbito, o centro Social Dom Lucas Moreira Neves, acolhe há 15 anos adolescentes, jovens e adultos para formação em cursos artísticos e profissionalizantes, além de atendimento odontológico para crianças.

 

Dentre a formação artística estão as aulas de dança, teatro, violão e formação de banda. Já o ensino profissionalizante conta com cursos de auxiliar administrativo, informática, auxiliar de prótese dentária, inglês, telemarketing, manutenção, auxiliar de cozinha, cuidador de idosos e libras.

 

O ex aluno e ex professor do centro, Uemerson Florêncio, fez questão de participar da celebração e não contevce sua emoção ao falar do lugar que se desenvolveu. “Dom Lucas pra mim na verdade é uma família. Quando cheguei aqui me acolheram de uma maneira muito feliz, onde eu pude não só ter a aula de teatro, que é o curso que eu aprendi primeiramente, como também me desdobrar em produção teatral. E depois, anos mais tarde, eu vim me tornar por quase seis anos, professor do Dom Lucas nas disciplinas gerenciais”, disse.IMG_1197

 

O Arcebispo de Salvador acredita que o centro é resultado de uma semente lançada há 15 anos atrás. “Eu diria assim, a gente semeia, lança uma pequena semente e nem imagina a força que há por dentro dessa semente que em condições especiais explode em vida e se multiplica. E penso que essa obra social é assim. Foi uma semente lançada há 15 anos atrás e aí os resultados são superiores a soma de tudo aquilo que cada um fez, porque onde entra a graça de Deus, os resultados são sempre maravilhosos. Então eu venho me alegrar, agradecer a Deus por essa obra, pelos bem feitores italianos que a sustentam, por toda equipe que trabalha a frente dela aqui no Brasil e em salvador, particularmente, e pelas crianças, adolescentes e jovens que são a razão de ser de tudo aquilo que existe”, concluiu.IMG_1240

 

Após a celebração, todos se dirigiram à recepção, onde os alunos dançaram a valsa em comemoração aos15 anos de história.

 

 

 

Fotos: Rosa Brito