“Eucaristia e partilha na Amazônia missionária”, é o tema do 17º Congresso Eucarístico Nacional que será realizado em Belém (PA), a partir de segunda-feira (15). O evento será realizado até o dia 21 de agosto e terá um caráter todo especial porque marca os 400 anos do município e os 400 anos de evangelização da Amazônia. É a segunda vez que Belém sedia um Congresso Eucarístico. O primeiro foi em 1953, com o tema “A Sagrada Eucaristia, sacramento da unidade e da comunidade”.De acordo com a organização, o congresso quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia, e desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus.
Os 400 anos de evangelização da Amazônia motivou a escolha de Belém para sediar a edição de 2016 do Congresso Eucarístico Nacional.
O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por São Pedro Julião Eymard. Foi uma celebração solene, de que participaram fiéis e bispos de vários países da Europa. De lá para cá, outros países passaram a repetir a iniciativa.
No Brasil, já foram realizados dezesseis Congressos Eucarísticos Nacionais. O primeiro foi em Salvador, (BA), Arquidiocese Primaz do Brasil, em 1933, com o tema “Vinde, adoremos o Santíssimo Sacramento”. Desde então, ocorre em diversas cidades brasileiras.
Fonte: Canção Nova



por