O Movimento Apostólico de Schoenstatt celebra a festa da Aliança de Amor em diversas cidades e dioceses do Brasil. Na Arquidiocese de Salvador, o tríduo preparatório acontece nos dias 15 e 16, às 19h30, e dia 17, às 16h, no Santuário Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt. A cada noite haverá a reflexão sobre um tema específico.
No dia da festa (18) a programação contará com uma alvorada às 7h e com a recitação do Terço às 8h. A partir das 9h acontecerá um momento de louvor e a apresentação de um clipe sobre o centenário (Impulsos para o início do novo século de Schoenstatt).
Já às 11h será celebrada a Missa festiva. Em seguida, por volta das 12h30, haverá um almoço para os fiéis e peregrinos. A programação continua com a recitação do Terço às 14h e com a adoração ao Santíssimo Sacramento, às 15h. A partir das 16h os fiéis participarão de mais uma Missa festiva.
Localizado na Estrada do Curralinho (Stiep), o Santuário Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt recebe, mensalmente, cerca de 1.500 pessoas. No dia da festa (18), durante todo o dia serão disponibilizadas barracas com lanches, doces, salgados, artesanato e objetos religiosos. O almoço custará R$ 15 e deverá ser reservado até o dia 15.
Um pouco de história
Fundado pelo padre Josef Kentenich, em Schoenstatt (Alemanha), no dia 18 de outubro de 1914, o Movimento Apostólico de Schonstatt tem como firme propósito contribuir com a renovação religiosa e moral do mundo em Cristo, por meio da intercessão de Nossa Senhora.
A ideia do movimento nasceu a partir de uma capelinha que se encontrava abandonada em um antigo cemitério, lugar conhecido pelas pregrinações. Ao visitar o local junto com alguns seminaristas, padre Kentenich afirmou: “Não seria possível que a Capelinha de nossa Congregação se tornasse o nosso Tabor, no qual se manifestem as magnificências de Maria? (…). Todos que aqui chegarem para rezar, terão que experimentar as magnificências de Maria e aí confessar: Aqui é bom estar!”.
Ao longo dos anos, o movimento difundiu-se em mais de 110 países. Atualmente, existem mais de 200 centros de Schoenstatt, com o próprio santuário – cópia fiel do primeiro Santuário. O movimento acompanha e forma espiritualmente milhares de pessoas, especialmente através da Campanha da Mãe Peregrina, que teve início no Brasil em 1950, e leva aos lares brasileiros uma capelinha com a imagem da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Por meio desta iniciativa, famílias inteiras entram em contato com uma pastoral missionária.


por