
A Subcomissão de Arquivos da Comissão de Bens Culturais realizou mais uma reunião com representantes de paróquias da Arquidiocese de São Salvador da Bahia com o objetivo de promover uma maior conscientização sobre a preservação dos arquivos paroquiais. Este que foi o segundo encontro, reunindo um grupo de 15 paróquias e Irmandades, aconteceu no dia 20 de agosto, no Centro Arquidiocesano de Pastoral da Cúria Metropolitana de Salvador.
Além de fortalecer a importância do cuidado dos acervos Históricos, os participantes – considerados guardiões – foram informados que o Laboratório Eugênio Veiga (LEV), da Universidade Católica do Salvador (UCSal), pretende oferecer cursos, seminários e workshop com o intuito de salvaguardar esses documentos e disponibilizar a pesquisa para os interessados.
Ao todo, somando os dois encontros já realizados, 30 paróquias e Irmandades foram atingidas. A proposta é que até o final do ano a formação contemple representantes de 75 paróquias da Arquidiocese. Neste momento, a subcomissão está priorizando os templos mais antigos, sendo eles dos séculos XVII, XVIII e XIX, chegando, posteriormente, aos mais atuais.
Foto: arquivo da Subcomissão de Arquivos da Comissão de Bens Culturais



por