Para celebrar os 40 anos de caminhada do Encontro Matrimonial Mundial (EMM) na Arquidiocese de Salvador, mais de 30 casais participaram, no dia 8 de outubro, da Santa Missa, presidida pelo padre Gabriel dos Santos Filho, na Matriz da Paróquia Ascensão do Senhor, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Após a Celebração Eucarística, os presentes se reuniram para a partilha de um lanche. Na oportunidade, foi exibido um vídeo com depoimentos de alguns sacerdotes que participaram do EMM em Salvador.
O que é o EMM?
O Encontro Matrimonial Mundial é uma experiência projetada para casais, sacerdotes, religiosos e religiosas, cujo carisma trata da renovação do relacionamento do casal e do relacionamento do sacerdote, religioso e religiosa com seu povo. Fundamenta-se na comunicação denominada “Diálogo à Nível de Sentimentos”.
Criado na Espanha, na década de 50, pelo sacerdote redentorista, Padre Gabriel Garcia Calvo, espalhou-se pelo mundo e atualmente encontra-se em aproximadamente 100 países. No Brasil, iniciou no ano de 1976, com o nome de Encontro do Diálogo e em 2003 adotou o nome original de Encontro Matrimonial Mundial. A principal atividade do Movimento é o Fim de Semana (FDS) que visa renovar a alegria das pessoas em suas vocações, iniciando a experiência pelo conhecimento pessoal, passando pelo conhecimento mútuo e alcançando a intimidade com Deus.
O foco da experiência do Encontro Matrimonial está nos altos e baixos da vida conjugal ou religiosa. Para os casais, a dinâmica da experiência é voltada para que criem um diálogo entre si e com Deus, alcançando uma compreensão mais profunda e abrangente do que significa estar casado. Religiosos e religiosas que participam de um FDS adquirem ferramentas de comunicação para crescerem no amor com a Igreja. Depois da experiência, seus sentimentos e pensamentos muitas vezes fluem mais nutricional, dissolvido em um amor mais profundo, uma dedicação renovada e contínua e mais alegria em sua vocação e no relacionamento que têm com sua comunidade.
A dinâmica apresenta uma forma de comunicação cujos benefícios são visivelmente refletidos aos filhos, familiares, Igreja e toda sociedade. Parte-se do princípio de que nenhum relacionamento é totalmente perfeito e sempre existirá uma possibilidade de melhorar a vida conjugal, independente do tempo de união. Após o Fim de Semana – FDS, o movimento oferece uma comunidade de apoio para os que desejarem permanecer no estilo de vida de diálogo e promove o engajamento efetivo dos casais nas atividades paroquiais como Igreja Viva.
Até hoje, foram realizados 137 FDSs em Salvador com a participação de mais de dois mil casais, sacerdotes, religiosos e religiosas. O próximo FDS acontecerá de 21 a 23 de outubro de 2022, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), localizado em Itapuã. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário pelo link https://forms.gle/k5MDAPjxatft3D1i9
Informações: Emerson e Alzira (71) 98879-9723
Site: emm.org.br
Com informações e fotos: arquivo do EMM













por