Arquidiocese de Salvador divulga a programação da festa do Senhor do Bonfim

Os devotos do Senhor Bom Jesus do Bonfim se preparam para homenagear o titular. O tema escolhido é Ao pé da cruz, Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria, porque não quer que caminhemos sem a proteção de uma mãe (cf. EG nº 285). Para divulgar a programação completa e as novidades de 2017, a Arquidiocese de Salvador promoveu uma coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (2). A atividade foi conduzida pelo padre Edson Menezes, reitor da basílica, em parceria com o juiz da devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, Francisco José Pitangueira Bastos.

A festa do Bonfim tem como objetivo resgatar a dimensão da piedade popular e penitencial da caminhada e evangelizar pelo testemunho, anúncio da Boa Nova e denúncia de tudo o que fere a dignidade da pessoa humana e destrói a vida. Como nos anos anteriores, a Basílica, situada no Bonfim, recebe peregrinações de grupos, movimentos, pastorais e paróquias da Arquidiocese de Salvador, bem como devotos do mundo inteiro.

A novidade para o próximo ano, durante o período da festa, é que o Centro Comunitário Senhor do Bonfim, localizado no Largo do Bonfim (Colina Sagrada), estará aberto ao público. O lugar de encontro para os fiéis contará com música, visão privilegiada da basílica, além de food truck (comercialização de alimentos). “A festa do Bonfim é integração, união e confraternização das religiões”, declarou padre Edson.

Outra novidade é que a imagem do Senhor do Bonfim acompanhará o cortejo juntamente com a Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, que estarão no andor durante a procissão. “A festa do Senhor do Bonfim é um bem cultural e é também um patrimônio religioso, o maior patrimônio religioso da nossa fé. Então, é uma festa referencial que marca a vida da cidade e que atrai muitos devotos e turistas do Brasil e do mundo”, disse padre Edson. Pela primeira vez os devotos contarão com a grade que dá acesso ao adro ficará aberta das 5h às 18h.

Em 2017, os devotos se reunirão entre os dias 5 e 14 de janeiro para participar do novenário, sempre às 19h, na basílica (praça Senhor do Bonfim). A lavagem do Bonfim acontecerá no dia 12 e a festa, com a Procissão dos Três Pedidos, no dia 15.

O cortejo terá início às 8h com a celebração inter-religiosa na Basílica da Conceição da Praia (Comércio), de onde sairá a 4ª Caminhada de Corpo e Alma, que seguirá pelas ruas da Cidade Baixa em direção à Basílica do Senhor do Bonfim, onde padre Edson Menezes receberá os fiéis para a bênção da água. Às 9h acontecerá um show religioso no adro da igreja do Bonfim.

Às 12h haverá a acolhida das baianas pelos membros da Devoção do Senhor do Bonfim e entrega das vassouras para o início da lavagem do adro da Basílica, que desde o ano de 2014, é conhecida como Lavagem de Corpo e Alma. Até o fim do ritual, a basílica permanecerá fechada, mas a imagem do Senhor do Bonfim ficará exposta.

No dia 13, às 19h, a Basílica Santuário receberá também a visita da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, que ficará no altar ao lado do Senhor do Bonfim até o dia 16 de janeiro. Já no domingo (15), a alvorada e Missa das 5h abrem as comemorações do dia festivo, e seguirá com as celebrações das 6h e 7h30.

Outra novidade na programação de 2017 acontecerá após a esperada Missa Solene, presidida às 10h pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. “A bênção apostólica é dada pelo Papa, mas o bispo de uma diocese pode escolher entre três datas e assim conceder esta bênção. Dom Murilo escolheu os dias 6 de agosto, 8 de dezembro e o dia da festa do Senhor do Bonfim. Então, pela primeira vez, Dom Murilo vai nos conceder a bênção apostólica no final da Missa Solene”, relatou padre Edson.

Às 16h os fiéis se encontram na matriz da paróquia Nossa Senhora dos Mares para dar início a Procissão dos Três Pedidos, seguindo até a Colina, onde acontece o rito das três voltas à Basílica do Bonfim. Ao final, todos se reunirão para a bênção do Santíssimo Sacramento, seguido da queima dos fogos.

Texto e fotos: Lílian Kastro