
Um grupo de 50 missionários Maristas do Colégio Marista Patamares (Salvador) – estudantes do Ensino Médio, ex-alunos, familiares e educadores – está no município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, com o objetivo de levar ações da Missão Marista de Solidariedade, promovida pela Província Marista Brasil Centro-Norte. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Paróquia de Nova Redenção.
Os missionários estão responsáveis por 29 oficinas, ministradas de 18 (quarta) a 20 de julho (sexta-feira), a partir das 8h, durante o período de aulas (manhã, tarde e noite) em escolas da rede pública municipal. Entre os temas abordados estão: prevenção ao bullying, jogos matemáticos, redação em prática, estímulo à leitura abordado a partir de oficina com fantoches, empreendedorismo, cidadania e direitos humanos, educação inclusiva, entre outros. Os temas dos encontros pedagógicos desdobram ao menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e se destinam tanto aos estudantes quanto aos educadores.
Missão – Voluntários do Colégio Marista Patamares (BA) já realizaram a Missão Marista de Solidariedade (MMS) em Várzea do Poço (2011 e 2012), Ribeira do Amparo (2013 e 2014) e Milagres (2015, 2016 e 2017), no sertão baiano. A Missão permite aos estudantes e voluntários vivenciarem a experiência missionária, pelo viés da evangelização e da solidariedade, a partir do carisma de São Marcelino Champagnat. A MMS na Província Marista Brasil Centro-Norte não é uma atividade pontual, ela acontece durante todo o ano em meses específicos e é dividida em três etapas. Na pré-missão são realizadas visitas à comunidade escolhida para o planejamento e articulação com lideranças e moradores. A segunda etapa é a vivência da ação e, na pós-missão, é feito o acompanhamento do processo e dos grupos, com visitas posteriores, formação e campanhas em prol da comunidade.



por