No dia 12 de dezembro 500 crianças que são atendidas pela Escola Comunitária São Miguel, Associação João de Deus, Creche Escola Nossa Senhora das Graças e Creche das Irmãs Franciscanas Imaculatinas terão um dia diferente promovido pelo Projeto Natal Branco Lumen. Na ocasião, meninos e meninas se encontrarão no Colégio Assunção (rua General Labatut, nº 373 – Barris), onde participarão de atividades lúdicas, marcadas pela evangelização, e, ao final do dia, receberão presentes (cesta básica + kit de higiene + brinquedo), doados por padrinhos – pessoas que se dispuseram a colaborar com doações.
Realizado há 21 anos, o Projeto Natal Branco Lumen é uma iniciativa da Obra Lumen de Evangelização – comunidade católica de Fortaleza – e inicialmente atendia 25 famílias. Nos anos iniciais os membros da comunidade iam para um viaduto da periferia da capital cearense para encontrar os moradores de rua e passar um dia com eles, especialmente com as crianças, vivendo a concretude do amor em gestos.
Com o passar dos anos o projeto foi crescendo e, atualmente, contempla cinco mil crianças em diferentes cidades do país, como Rio de Janeiro, Brasília e João Pessoa. Em Salvador a iniciativa será realizada pela segunda vez.
Apesar de ser uma empreitada pontual, o projeto não constitui mais um simples evento de natal, como tantos outros que são realizados nessa época do ano. Por não possuir caráter meramente assistencialista, o maior objetivo do projeto é lançar sementes de solidariedade na sociedade, bem como buscar conscientizar os voluntários que nele se envolvem, a partir do contato com a realidade daqueles que passam por necessidades, sejam elas materiais ou emocionais. “É desejo de nós, da Obra Lumen, que, a partir desse evento pontual, projetos perenes passem a ser realizados aqui em Salvador”, afirma o coordenador do projeto, Victor Rodrigues.
Para saber mais sobre o projeto, acesse o site http://www.natalbranco.com.br/ e confira o vídeo abaixo:



por