Pela primeira vez os soteropolitanos poderão conferir o musical Lolek, que conta a história da vida do Papa São João Paulo II. A montagem já foi vista por mais de um milhão de pessoas – em outros países, como Itália, França e Israel, e em mais 10 cidades brasileiras – e será apresentada na capital baiana no dia 23 de novembro em dois horários (às 16h e às 19h), no auditório Dom Geraldo Majella (Cúria Bom Pastor – avenida Leovigildo Filgueiras, 270, Garcia).
Lokek é uma narrativa da vida de Karol Wojtyla antes de virar Papa João Paulo II. Voltado para toda a família, o espetáculo une história, drama, dança, música, requinte e o mais puro estilo de camponeses europeus sobreviventes da Segunda Guerra Mundial. Trata-se de uma mega produção com cenário próprio, 100 figurinos, elenco formado por 26 atores e uma equipe de 52 pessoas. O título do musical remete às origens polonesas: Lolek era o apelido do jovem Karol Wojtyla. O espectador é convidado a conhecer detalhes da juventude do Papa: os estudos, a ida para a Cracóvia e a descoberta do teatro.
Para compor o roteiro, o diretor e roteirista, Wilde Fábio Alencar, viajou para a Polônia (terra natal do pontífice) com o objetivo de reunir elementos para contar a história do homem que ganhou a admiração e o respeito em todo o mundo. De acordo com ele, o musical “traz à tona questionamentos sobre a esperança e retrata um caminho no qual ela se torna visível à medida que prosseguimos em nossos caminhos”, disse.
Para o responsável pelos arranjos da trilha sonora das canções, Eduardo Tauffic, “não foi difícil compor uma trilha sonora quando o roteiro do espetáculo proposto já veio com uma intensão segura, com uma clareza de fatos e acima de tudo com uma coerência fora do comum”, afirmou.
Cia. de Artes Shalom – Com experiência de mais de 20 anos em produção de grandes espetáculos, a Comunidade Católica Shalom, fundou em 2012 a Cia de Artes Shalom: uma companhia de artes no formato de escola-internato. Os artistas são jovens e adultos que decidem passar um ano de suas vidas em imersão de artes e vida comum, após um período seletivo chamado de discernimento inicial. A seleção de nova turma é feita anualmente. Os espetáculos da companhia já foram apresentados em diversos países, em pelo menos quatro línguas e em todo o território brasileiro.


por