Missa em ação de graças marca aniversário da madre Vera Lúcia

IrmãPara celebrar os 70 anos de vida da madre Vera Lúcia, abadessa do Mosteiro das Beneditinas, será celebrada uma Missa em Ação de Graças no próximo domingo, dia 16 de novembro, na Comunidade Beneditina do Mosteiro do Salvador (avenida Afrânio Peixoto, s/n, Coutos). A Celebração Eucarística será presidida pelo arquiabade Dom Emanuel D’Able do Amaral, OSB, às 8h.

Filha de Carlos Parreiras Horta e Margarida Maria Parreiras Horta, irmã Vera Lúcia nasceu no dia 17 de novembro de 1944, no Rio de Janeiro. O seu caminho vocacional foi acompanhado por Dom Abade Timóteo Amoroso Anastácio, OSB. No ano de 1968 entrou para o Mosteiro, na Abadia de Nossa Senhora das Graças, em Belo Horizonte-MG.

Depois veio para Salvador como uma das fundadoras a pedido de Dom Avelar Brandão Vilela, no dia 7 de setembro de 1977.

Foi eleita Abadessa pela comunidade monástica do Mosteiro do Salvador em 2 de abril 1997, recebendo a Bênção Abacial em 11 de maio do mesmo ano.

De acordo com as irmãs da comunidade, “São Bento diz que a abadessa é como uma mãe espiritual para o Mosteiro e faz as vezes do Cristo: ‘Crê-se que, no mosteiro, ela faz as vezes do Cristo’ (RB 2,). Portanto, deve reger as almas e servir aos temperamentos de muitos, com amor e sabedoria”, dizem.