Unidade de Alta Complexidade em Oncologia da OSID foi inaugurada

Dom Murilo abençoou o hospital, que oferecerá um tratamento especializado e gratuito para as pessoas com câncer
Dom Murilo abençoou o hospital, que oferecerá um tratamento especializado e gratuito para as pessoas com câncer

No dia em que a Igreja celebra a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, 13 de maio, os baianos receberam um presente: a inauguração da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Nossa Senhora de Fátima, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). O local vai oferecer, gratuitamente à população, tratamento completo contra o câncer, incluindo procedimentos de radioterapia e quimioterapia, consultas ambulatoriais e cirurgias no campo oncológico.

De acordo com o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, a inauguração desta unidade significa uma resposta aos anseios da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. “Uma imensa população que não está tendo assistência passará a ter um tratamento adequado e assim poderá ter mais esperança”, afirmou.

Para que a unidade, com capacidade para atender gratuitamente até quatro mil pacientes por mês, pudesse ser construída, houve um investimento dos governos estadual e federal. “A unidade é a realização de um sonho que se tornou realidade. Este é o melhor presente que podemos dar para Irmã Dulce no centenário de nascimento dela. Sabemos que os desafios são cada vez maiores para manter este hospital. Nós não tememos o futuro porquê Deus provê e o povo ajuda”, asseverou a superintendente da OSID, Maria Rita Lopes Pontes.

Presente de Deus

“Uma imensa população que não está tendo assistência passará a ter um tratamento adequado e assim poderá ter mais esperança”, afirmou Dom Murilo.
“Uma imensa população que não está tendo assistência passará a ter um tratamento adequado e assim poderá ter mais esperança”, afirmou Dom Murilo.

Durante a inauguração, o governador da Bahia aproveitou para reforçar a importância da OSID. “O que faz a diferença neste lugar é o abraço, o acolhimento, o serviço. E isto esta instituição sabe fazer muito bem”, disse. Rui Costa falou, ainda, sobre a reforma do Hospital São Jorge, que deverá ser concluída este ano.

Segundo o ministro Estadual da Saúde, Arthur Chioro, é necessário trabalhar no campo da prevenção da doença. “O câncer está se transformando em um desafio muito grande no nosso país, no mundo. Hoje o câncer já é o segundo grupo de problemas que mais matam os brasileiros, portanto, temos uma tarefa que é não só construir uma rede, mas também trabalhar no campo da prevenção e da promoção da saúde”, afirmou.

Após o descerramento da placa e dos pronunciamentos das autoridades presentes, aconteceu a bênção do hospital. “É um ganho para Salvador e para o Estado, de um modo geral, porque está introduzindo um tratamento oncológico na sua plenitude, com radioterapia e quimioterapia”, disse o médico radio-oncologista, Gustavo Mota.

Para a Irmã Olívia Lucinda da Silva, que auxilia no atendimento religioso desde a década de 1970, a nova ala é a concretização do desejo de Irmã Dulce. “Representa uma riqueza de Deus para poder aliviar o sofrimento. Eu não tenho palavras para agradecer a Deus e a intercessão de Irmã Dulce. Já naquele tempo, quando ela estava viva, muitas pessoas chegavam ao hospital com câncer e ela ficava muito triste com isso. Pedimos a Deus que Ele continue com a providência Dele para que mais pessoas sejam curadas”, afirmou.

Veja mais fotos!

Fotos: Sara Gomes