
No dia em que a Igreja celebra a Solenidade de São José, Esposo da Virgem Maria, a Arquidiocese de Salvador deu início, oficialmente, ao Ano de São José. A abertura aconteceu na Missa celebrada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, no Santuário São José, localizado na Baixa do Bonfim. Devido a pandemia, apenas 45 pessoas (30% da capacidade do templo) puderam estar presentes fisicamente. Contudo, a Celebração Eucarística foi transmitida, ao vivo, pelas redes sociais da Arquidiocese, do Santuário e pela Rede Excelsior de Comunicação.
O Ano de São José foi instituído pelo Papa Francisco, de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021, para celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Patrono da Igreja Católica Apostólica Romana. No Santuário São José, em Salvador, o Cardeal Dom Sergio da Rocha falou sobre o pai adotivo de Jesus. “Nós temos essa graça de celebrar hoje a Solenidade desta festa dedicada a São José, tão querido, tão venerado no mundo inteiro. Como bem sabemos, o Papa Francisco decretou o ano dedicado a São José, o ano que nós estamos vivendo. Nesta Eucaristia nós queremos valorizar ainda mais esta iniciativa do Papa Francisco, para celebrar este ano especialmente dedicado a São José. Também queremos valorizar este ano conhecendo melhor São José, procurando imitá-lo”, afirmou.
O Cardeal também falou sobre a Carta Apostólica do Santo Padre e sobre a intercessão de São José. “O Papa escreveu a toda a Igreja, apresentando os principais traços de São José, propondo a sua imitação para toda a Igreja. É fácil hoje ter acesso a este texto pela internet, chamado Patris Corde, em latim, que significa “Coração de Pai”, porque foi assim que São José cuidou de Jesus; com o coração de pai. Nós queremos valorizar São José o imitando, mas também recorrendo à sua intercessão. Ele cuidou da família de Nazaré com tanto zelo. Nós pedimos a ele, que é padroeiro universal da Igreja, que ele cuide hoje desta grande família que é a Igreja. Que ele nos ajude a cuidar da Igreja como sendo nossa casa, nossa família. Que São José, com seu exemplo, nos ajude a cuidar das nossas famílias para serem famílias santas”, disse o Cardeal.
Após a Comunhão Eucarística, uma imagem de São José foi conduzida, em um andor, pela nave central do Santuário até o altar. O momento foi marcado pela emoção dos fiéis. “São José, para mim, é a referência de honradez, de ternura, de silêncio, de discrição, de ser humano que deve ser temente a Deus. Dessa maneira, eu vejo que eu posso trilhar a minha vida, o meu caminho, o meu pensar seguindo São José. Eu tenho ele como o meu patrono, o padroeiro da minha vida”, afirmou a devota Verônica Cecília Magalhães Fernandes, presidente da Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem e professora do Colégio São José, onde está localizado o Santuário.
Fotos: Sara Gomes











































por