Na 2ª fase, ação “É tempo de cuidar” arrecada 2,3 milhões de quilos de alimentos não perecíveis

Desde o lançamento da segunda fase da Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar”, na Igreja no Brasil, em junho de 2021, foram arrecadados 2,3 milhões de kg de alimentos não perecíveis. Em recursos já são R$ 875.146, além de 488 mil refeições, 189 mil kits de higiene e 224 mil EPIs (equipamentos de proteção individual) distribuídos, além de 153 mil unidades de roupas arrecadadas. Esses dados representam 271 registros de 65 dioceses espalhadas pelo país.

Em 2020, ano de início da ação, foram 823 iniciativas registradas em 140 arquidioceses e dioceses brasileiras, com a marca de 5.868.961 milhões de quilos de alimentos. Em recursos financeiros, a campanha atingiu R$ 4.523.832.

A campanha produziu e distribuiu para as populações mais vulneráveis cerca de 717 mil alimentos (quentinhas), arrecadou e distribuiu 727.832 mil unidades de roupas e calçados, 411.580 mil kits de higiene e 414.114 mil equipamentos de proteção individual. Mais de 1,1 milhão de pessoas foram beneficiadas.

Objetivos da Ação Emergencial Solidária

Idealizada para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade diante da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, bem como fortalecer a solidariedade fraterna nas Igrejas do Brasil, por meio de doações, a campanha é realizada no Piauí, pelo regional Nordeste IV da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela Cáritas Brasileira (regional PI) e Fórum Regional das Pastorais Sociais, com o apoio do Governo do Estado do Paiuí.

O arcebispo de Teresina (PI), Dom Jacinto Brito, disse no lançamento da segunda fase da campanha que esta ação é uma forma de a Igreja no Brasil chegar aos mais necessitados como raios luminosos. “Nós chegamos até você, meu irmão, minha irmã, em nome de toda a Igreja de Deus que está no Piauí, com um anúncio de que ‘É tempo de cuidar’. Nestas sombras de dor, de angústias, mesmo de morte, nós chegamos com uma palavra de esperança e com uma proposta de vida que tem o apoio do nosso governo do Estado”, destacou.

Organizações parceiras e registro das ações

Fazem parte desta parceria a CNBB, a Cáritas Brasileira, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Movimento de Educação de Base e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil.

A Cáritas Brasileira mantém uma metodologia de registro das ações, cujo formulário pode ser preenchidoneste link: registro das ações “É Tempo de Cuidar”.

Dados de 2020

Dados de 2021

Acesse os dados aqui

Fonte: CNBB