Pai dos pobres: devotos homenageiam Santo Antônio

Foto2Até o dia 13 de junho são realizadas trezenas e Missas em comunidades da Arquidiocese de Salvador

 

Milhares de fiéis em todo o mundo rendem homenagens a Santo Antônio neste mês de junho. Na Arquidiocese de Salvador as igrejas que têm o santo como padroeiro e os devotos realizam trezenas, orações e missas com a confiança da intercessão do santo que teve uma vida marcada pela oração, pela simplicidade e pelo amor aos mais pobres. Confira programações!

Com o tema A esperança do mundo se alicerça na missão, a paróquia Santo Antônio Além do Carmo realiza a trezena, sempre às 20h, na Matriz (rua Barão do Triunfo, s/n – Santo Antônio). No dia festivo (13) haverá alvorada às 6h e Missas às 7h, 9h30, 11h e 16h30. A partir das 17h30 acontecerá uma procissão, que sairá da Matriz e passará pela ladeira do Baluarte, rua Siqueira Campos, rua dos Adobes, rua dos Marchantes, retornará na Cruz do Pascal e seguirá pela rua Direta de Santo Antônio até o largo, onde será celebrada uma Missa campal, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj.

A paróquia Santo Antônio das Malvinas, em Fazenda Coutos, também realiza a trezena do santo casamenteiro, sempre às 19h, na Igreja Matriz (rua Almeida Junior, nº 82, Bloco 59). Como parte dos festejos, no dia 12 acontecerá uma Missa em ação de graças pelos estudantes, às 9h, com a participação dos estudantes do bairro. Já no dia da festa (13), a Missa festiva começará às 18h e será celebrada por padre Uidelfonso Machado, CP.

No Santuário da Bem-aventurada Dulce dos Pobres (Largo de Roma), Santo Antônio também será homenageado com uma trzena, que será celebrada com Missas diárias sempre às 16h30. No dia dedicado ao santo (13), haverá um encontro às 9h. O tema desse ano é Com Santo Antônio, no Ano da Vida Consagrada, queremos ser ‘Igreja em Saída’.

Pai dos Pobres – Nascido em Lisboa em 15 de agosto de 1195, Antônio de Pádua foi batizado com o nome de Fernando. Durante a juventude ingressou na vida religiosa, no primeiro momento, como membro da Ordem de Santo Agostinho e, alguns anos mais tarde, na Ordem Franciscana, onde recebeu o nome de Antônio. Sua popularidade chegou ao Brasil graças aos colonizadores que vieram de Portugal.