Coordenadores Arqui(diocesanos) da Pastoral da Pessoa Idosa, que atuam no Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), participaram de uma oficina voltada para capacitar agentes, multiplicadores e voluntários, com o objetivo de qualificar o acompanhamento domiciliar mensal às pessoas idosas, famílias e comunidades, fortalecendo as redes públicas de atendimento para melhorar a qualidade de vida deste público. A atividade, que aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de abril, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Salvador, teve como tema “Promovendo o Envelhecimento Ativo e a Qualidade de Vida”, fruto de uma parceria entre a Pastoral da Pessoa Idosa e o Ministério da Saúde.
“Esse encontro é fruto de uma retomada, após a pandemia. Além disso, como estamos migrando para o sistema digital de acompanhamento às famílias, é, também, uma formação. As visitas que nós fazemos aos idosos possui um formulário, que é uma ficha que nós chamamos de FADOC [Folha de Acompanhamento da Pessoa Idosa]. Esse formulário vai ser substituído por uma ferramenta, que é um aplicativo”, afirmou o assistente eclesiástico da Pastoral da Pessoa Idosa na Arquidiocese de Salvador, diácono Edélio Evandro dos Anjos, acrescentando que “nós estivemos na Secretaria da Saúde do Estado, no dia 22, para apresentar o projeto para capacitar 500 idosos e tentar uma parceria com o Governo do Estado”, disse.
Para a coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa na Arquidiocese de Ferira de Santana, Ivonilda Batista, desenvolver a missão junto à Pastoral da Pessoa Idosa é gratificante.”Só em perceber a alegria dos idosos na nossa visita domiciliar, nos enche de alegria. Agradeço a Deus por nos colocar em uma missão tão bela e tão árdua”, disse. Quem também estava animada com a capacitação foi a coordenadora desta pastoral na Diocese de Alagoinhas, Rosa Medeiros. “O papel da pastoral é visitar, levar o amor, o carinho e a Eucaristia para os idosos. Ajudamos a dar vida para os nossos irmãos”, contou.
No domingo (24), o bispo auxiliar da Sé Primacial da Igreja no Brasil e referencial para a Pastoral da Pessoa Idosa, Dom Valter Magno de Carvalho, presidiu a Santa Missa.
Fotos: Sara Gomes











































por