Paróquia de São Pedro celebra padroeiro e seus 335 anos de criação

São Pedro3Enfocando o tema ‘335 Anos Evangelizando’, a Paróquia de São Pedro, localizada na Praça da Piedade, 11, promoverá, dos dias 26 a 29 próximos, programação festiva em louvor a seu Padroeiro. Nos dias 26, 27 e 28, às 11h, será realizado o tríduo preparatório. No dia 29 – dia consagrado aos apóstolos São Pedro e São Paulo, fundadores da Igreja Primitiva e colunas do Cristianismo –, serão celebradas sete missas na Igreja Matriz e a missa solene campal, em frente ao templo, presidida pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. A programação incluirá uma procissão que percorrerá as ruas Direita da Piedade, Politeama de Baixo e Forte de São Pedro, Avenida 7 de Setembro, retornando à Igreja de São Pedro.

“As pessoas esforçam-se para atender ao último desejo das pessoas queridas. ‘Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Nova a toda a humanidade’, essa foi a derradeira exortação de Jesus aos seus discípulos, que procuramos cumprir como uma ordem”, acentua o pároco de São Pedro, padre Aderbal Galvão de Sousa. “Daí escolhermos como tema da festa ‘335 Anos Evangelizando’, para marcar a passagem dos 335 anos de criação da Paróquia de São Pedro, lembrando os mais de três séculos que ela vem cumprindo sua missão como Igreja, servindo à comunidade em função do Reino de Deus, e, ao mesmo tempo, confirmar o compromisso com a evangelização, a razão e o fim da atividade pastoral de nossa Paróquia”, destaca padre Aderbal.

O tríduo preparatório ocorrerá nos próximos dias 26, 27 e 28 (sexta, sábado e domingo), na Igreja de São Pedro, às 11h. “Serão três dias de oração, escuta da Palavra de Deus, revisão da prática cristã e preparação para fazermos da comemoração de São Pedro não apenas uma festa do Padroeiro, mas a celebração de um grande santo que intercede por nós e, com os seus testemunhos, ajuda-nos a sermos verdadeiros apóstolos missionários”, frisa o pároco.  Na sexta, será enfocado o sub-tema ‘335 anos anunciando Jesus Cristo’, com uma reflexão sobre Jesus, a ‘Boa Nova’ que trouxe a salvação ao mundo. No sábado, com o sub-tema ‘335 anos formando comunidade’, a reflexão destacará que o Povo de Deus não é um grupo de pessoas isoladas, não é uma multidão, é uma comunidade. No domingo, será abordado o sub-tema ‘335 anos servindo à sociedade’, evidenciando que o autêntico cristão não cuida somente da sua salvação; procura também lutar pela transformação dos irmãos e do mundo, informa o padre.

A primeira missa do dia festivo (29) será às 7h na intenção do Papa. A segunda missa será às 8h pelos aniversariantes da Paróquia, comerciantes, comerciários e vendedores ambulantes. A celebração das 9h30 será pelos viúvos e viúvas; a das 11h, pelos institutos de vida consagrada religiosos e seculares; e a das 12h, pelas pessoas com o nome Pedro. A missa das 13h será na intenção dos movimentos, ministérios e pastorais da Paróquia; e a das 14h30, pelos idosos e doentes. Após a missa das 14h30, por volta das 15h30, sairá a procissão da porta da Igreja Matriz que percorrerá algumas ruas do centro. Em seguida, às 17h, será celebrada a missa solene campal, em frente ao templo.

A Festa de São Pedro é uma tradição do calendário religioso de Salvador. O santo é padroeiro dos pescadores, porque era pescador; dos viúvos e viúvas, porque era viúvo; dos porteiros, porque Jesus Cristo lhe confiou as chaves do Reino dos céus; dos comerciantes e comerciários, porque a Paróquia está localizada no centro da cidade, em área tradicionalmente comercial. A Festa de São Pedro e São Paulo é uma das celebrações mais importantes e antigas do calendário litúrgico, introduzida na liturgia no século II para lembrar o martírio dos dois santos. Foi colocada pela Igreja em 29 de junho para ocupar o lugar de uma antiga celebração pagã que exaltava as figuras de Rômulo e Remo, os mitos considerados fundadores da cidade de Roma. São Pedro e São Paulo foram os fundadores da Roma cristã. Pedro morreu provavelmente no ano de 64, crucificado de cabeça para baixo. Paulo morreu decapitado no ano de 67.

Texto enviado por Maria Alcina Pipolo