Sagrada Família de Nazaré foi homenageada na Igreja da Cúria Metropolitana de Salvador

A festa Sagrada Família de Nazaré, Titular da Igreja que faz parte do complexo da Cúria Metropolitana de Salvador, foi celebrada com alegria na manhã desta última sexta-feira do ano, 30 de dezembro. A Santa Missa, que teve início às 7h, foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Dorival Barreto, e concelebrada pelo vigário-geral e moderador da Cúria, cônego Juraci Gomes de Oliveira.

Durante a homilia, Dom Dorival destacou que, no centro da Sagrada Família, está Jesus. “Temos hoje, de uma forma muito especial, a oportunidade de celebrar, agradecer e louvar a Deus pela Sagrada Família. Esta festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José está inserida na oitava do Natal, o que nos faz ter a oportunidade de continuar contemplando o mistério da encarnação do Verbo de Deus entre nós. Quem é o centro da Sagrada Família? Jesus! Hoje, portanto, o nosso olhar e o nosso coração se voltam para Jesus. Ele que nasceu para nos salvar: Deus que vem ao nosso encontro. Por isso, irmãos e irmãs, este é o centro do mistério que nós estamos celebrando”, disse.

De acordo com Dom Dorival, contemplando as virtudes da Sagrada Família, é possível ver, concretamente, as transformações da família na qual cada um pertence. “Hoje é dia de festa para a nossa Igreja, para toda a comunidade; é a oportunidade que nós temos de contemplar a Sagrada Família e perceber como ela nos inspira, nos ajuda. Nós sabemos que, recorrendo à Sagrada Família, nós podemos alcançar muitas bênçãos e graças. De fato, neste momento, as graças e as bênçãos são derramadas em nossas vidas para que, através da nossa família, possamos ser transformados, para que possamos ser uma família conforme os planos e os projetos de Deus”, afirmou.

A festa da Sagrada Família de Nazaré é celebrada, liturgicamente, em 26 de dezembro, sendo que, caso o Natal aconteça no domingo, esta festividade é transferida para o dia 30, como neste ano de 2022. As homenagens à Sagrada Família têm o objetivo de a apresentar como verdadeiro modelo de vida, no qual todas as pessoas devem encontrar inspiração e força para a caminhada.

Olhando para Jesus, Maria e José, São João Paulo II escreveu que “a Sagrada Família é o protótipo e exemplo para todas as famílias cristãs e o modelo e fonte espiritual para cada família cristã. A casa de Nazaré é a escola onde começamos a compreender a vida de Jesus, a escola do Evangelho. Nesta escola se aprende porque é necessário ter uma regra espiritual de vida, se se deseja seguir o ensino do Evangelho e tornar-se discípulo de Cristo. Na casa de Nazaré cada um vive a sua missão em perfeita sintonia com os outros membros da Sagrada Família” (Ecclesia in Africa, 81).

“Celebrar a Sagrada Família significa agradecer a Deus, porque Jesus nasceu em uma família. A Virgem Maria e São José inspiram a cada um de nós, neste dia especial, a agradecer, pois nós temos este grande presente na nossa vida, na vida da nossa Igreja e, ao mesmo tempo, é a oportunidade que nós temos para olhar para a nossa família. Nem sempre quando a olhamos ficamos alegres ou agradecidos. Mas, é nesta família onde eu estou, onde você está, que nós somos chamados a fazer a nossa história; e é na nossa família, a exemplo da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, que nós somos chamados, também, a viver a nossa fé”, afirmou Dom Dorival.

Fotos: Sara Gomes