Precursor de Jesus, São João Batista recebe homenagens de devotos em Salvador

“Com São João Batista, somos chamados a viver nossa vocação na Graça e na Missão”, este é o tema central dos festejos em honra a São João Batista, o precursor de Jesus, na única paróquia da Arquidiocese de Salvador dedicada a ele. O novenário, que terá início sempre às 19h, na Matriz (Avenida Vasco da Gama), acontecerá de 15 a 23 de junho.

No dia dedicado a São João Batista, 24 de junho, haverá Missas às 10h (pelos devotos), sob a presidência do Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha; às 16h (pelos enfermos), presidida pelo padre Adilton Pinto Lopes; e às 19h, celebrada pelo cônego Jair Arlêgo Carvalho Júnior.

Como parte da programação, sempre após a Celebração Eucarística será realizada uma quermesse no pátio da Igreja. É importante ressaltar que a comunidade também pode contribuir com os custos da festa, adquirindo o bilhete do sorteio, que ocorrerá após a última Missa do dia 24, que custa R$ 5. Na oportunidade serão sorteados um balaio junino e um Air Fryer, e o interessado em participar pode entrar em contato com a secretaria paroquial pelos telefones (71) 3261-0217 / 98833-0217.

Gesto concreto

A cada noite, durante o novenário, a comunidade será convidada a realizar gestos concretos, por meio da doação de detergente (15 de junho), pedra sanitária (16 de junho), copo descartável (17 de junho), desinfetante (18 de junho), água sanitária (19 de junho), álcool 70% (20 de junho), saco de lixo 100L (21 de junho), sabonete líquido (22 de junho) e sabão em pó (23 de junho).

São João Batista

João Batista, nome que significa “Deus é propício”, é o precursor de Jesus, aquele que preparou os caminhos do Senhor. Filho de Zacarias e de Isabel (prima de Maria, a Mãe de Jesus), João pregava um batismo de penitência e batizou muitos judeus, inclusive Jesus, no Rio Jordão. Daí a origem de ser chamado Batista, porque batizava com água.

A mando do Rei Herodes, João foi aprisionado e levado para a fortaleza de Macaeros, onde foi mantido por dez meses. O motivo deste aprisionamento apontava para a liderança de uma revolução. Herodíades, por intermédio da filha Salomé, conseguiu que Herodes matasse João Batista e entregasse a sua cabeça numa bandeja.

São João Batista é o único santo que tem o nascimento (24 de junho) e o martírio (29 de agosto) celebrados pelos cristãos.