No último domingo (02), 1.353 ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística da Arquidiocese de Salvador participaram da VII Jornada Arquidiocesana do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão, no Colégio Antônio Vieira. O tema central foi “Eu estou no meio de vós para servir” (Lc 22, 27), apresentado por Frei Vandeí Santana Rocha, reitor do Santuário Irmã Dulce.
A conferência conduzida pelo frade capuchinho foi pontuada por referências a passagens bíblicas e ao documento “Ecclesia de Eucharistia, 26”, que reflete sobre as quatro maneiras como Cristo está presente na liturgia: através da assembleia, dos ministros, da Palavra e da Eucaristia. “Citei esse documento esclarecendo para os ministros que é importante deixar de improvisar, ter espiritualidade e profundidade naquilo que fazemos como ministério”, explicou o frei, defendendo a preparação consistente e consciente da Liturgia.
No decorrer da conferência, momentos de louvor através da música se alternaram com momentos de silêncio, através dos quais o frei Vandeí provocou os participantes do curso a reflexões profundas. Em um deles, o religioso convidou o público a tirar um dos calçados. “Qual é a sandália que você, como ministro extraordinário da Eucaristia precisa tirar para servir?”, numa alusão à passagem do livro do Êxodo 3, 4-5, em que Moisés é convidado a fazer esse gesto na presença de Deus. “Vocês são novos Moisés: mais corajosos, eu espero”, disse frei Vandeí.
O diácono Amândio de Souza Eça, da forania 6, reforçou a proposta do encontro. “A ideia é promover a formação e atualização para os ministros de todas as foranias, trazendo conferencistas integrados com este trabalho e que possam provocar reflexão sobre a atuação de cada um nas paróquias”, afirmou. Os cuidados necessários ao exercer essa função foram destacados pelo diácono Augusto Cézar dos Anjos. “O ministro é instituído para ser a extensão do sacerdote e chegar aos locais onde ele não consegue, então, a Igreja apresenta orientações sobre como distribuir a Comunhão, como fazer a visita”, esclarece.
A Arquidiocese de Salvador tem aproximadamente 2.400 ministros extraordinários da Eucaristia. Entre eles está Maria da Glória Machado, que serve há dez anos na Paróquia Nossa Senhora de Brotas. “Como pessoa, me sinto indigna, mas, ao mesmo tempo, privilegiada por poder levar o alimento vivo e o amor ao irmão”, diz. Há um ano exercendo este ministério na paróquia Nossa Senhora da Conceição (Lapinha), Renê Topázio afirma que “a missão é um compromisso”. Para honrá-lo, participa da Eucaristia pelo menos uma vez por semana, faz orações individuais, passa por aconselhamentos com o pároco e busca “no Espírito Santo a espiritualidade para cumprir bem esta missão”, afirma.
A VII Jornada dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão foi encerrada com uma Missa presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão.
Confira as fotos!
Fotos: Luana Assiz

















por