
Os fiéis que participaram da Santa Missa Solene na festa de Santo Antônio, na Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, presenciaram um rito raro: o de Dedicação do novo altar. A Celebração Eucarística, que teve início às 16h30 deste dia 13 de junho, foi presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.
O templo, que é o primeiro do país dedicado a Santo Antônio, estava lotado. De longe ou de perto, os devotos do “pai dos pobres” acompanharam atentos toda a Santa Missa, que foi concelebrada pelo pároco, padre Jailson Jesus dos Santos. “Nós temos, no dia do padroeiro, o aniversário da paróquia. No Brasil, são raras as Igrejas que têm como celebrar tantos anos de vida e missão: 430 anos. Além da festa do padroeiro, hoje temos a graça de celebrar um rito muito especial, que é realizado muito raramente, que é a dedicação do altar”, disse o Cardeal.
Durante a homilia, Dom Sergio destacou que Santo Antônio é um exemplo para a vida de cada pessoa. “Encontramos nele um coração missionário que sempre esteve disposto a ensinar o Evangelho, mais do que com as palavras, mas testemunhando com a vida, sempre olhando para os pobres, para os mais necessitados; e ele fez isso pela caridade e pelo amor que Jesus quer que tenhamos para com todos. Nós também damos testemunho, somos missionários quando procuramos viver o amor ao próximo, principalmente o próximo mais sofredor”, disse.
Seguindo o rito litúrgico, Dom Sergio ungiu o altar com o óleo do Santo Crisma, consagrado na manhã da Quinta-feira Santa, durante a Missa da Unidade. Em seguida, o altar foi incensado como espaço sagrado, que representa Cristo Sacerdote, Altar e Cordeiro. Também foram acesas as velas, colocadas sobre o altar após a incensação.
Fotos: Sara Gomes




















































































por