Mais de 500 pessoas participaram, neste sábado, 15 de fevereiro, do Encontro de Preparação para a Quaresma e a Páscoa, promovido pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia (CAL). A iniciativa, que aconteceu no auditório Cardeal Dom Geraldo Majella da Cúria Metropolitana de Salvador, reunindo coordenadores de Liturgia, leitores, salmistas, ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, comentaristas, acólitos, cerimoniários e acolhedores que se dedicam no dia a dia das paróquias.
A programação teve início com as Laudes, seguida da acolhida realizada pela equipe da CAL e pelo bispo auxiliar, Dom Dorival Barreto, que é também referencial para a Liturgia na Sé Primacial do país. “É importante lembrar que a formação litúrgica não é só para os padres, diáconos, seminaristas, candidatos ao sacerdócio, mas também para todo o povo de Deus, para todos os fiéis. Para nós, da Arquidiocese, é um presente de Deus”, disse.
Duas palestras foram proferidas durante a manhã. A primeira delas, conduzida pelo padre José Raimundo, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Esperança e doutor em Liturgia, teve como tema “A Quaresma: breve desenvolvimento histórico e espiritualidade”; e “A Quaresma e sua dinâmica ritual-celebrativa”, orientada por Dom Dorival Barreto, que também é Doutor em Teologia Dogmática.
Os participantes tiveram, também, a oportunidade de tirar dúvidas, que foram esclarecidas por Dom Dorival. O turno da manhã foi encerrado com a oração da Hora Média. Antes, o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, proferiu palavras de incentivo. “Uma formação como essa é importante, primeiramente para as nossas comunidades: vocês prestam um serviço às nossas comunidades, vocês nos ajudam, ajudam a Igreja a celebrar bem, ajudam o nosso povo a celebrarem e a viverem bem a Quaresma. Nós que somos servidores da Igreja, nos diversos ministérios, inclusive no âmbito da Liturgia, precisamos nos formar, nos empenhar, trabalhar juntos, sem esquecer que nós somos os primeiros a sermos chamados a viver a espiritualidade da Quaresma, o que nós celebramos. E uma comunidade percebe quando quem está ali na Liturgia está não só prestando um serviço valioso, mas está vivenciando aquilo que está fazendo”, disse Dom Sergio.
À tarde, após o retorno do almoço, o coordenador da CAL, cônego Manoel da Paixão, falou sobre “A Páscoa: breve desenvolvimento histórico e espiritualidade”. E, para encerrar, Dom Dorival orientou a palestra “A Semana Santa e o Tempo Pascal na sua dinâmica ritual-celebrativa”.
Fotos: Sara Gomes






































por