No próximo dia 25 de fevereiro, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia – criada em 1551 como Diocese – completará 474 anos. Para louvar e agradecer a Deus, hoje, 23 de fevereiro, domingo que antecede a data festiva, o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidiu a Missa na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador. “Nós temos a grande alegria de celebrar os 474 anos da nossa Igreja tão querida, Igreja Primacial do Brasil. Expressamos o nosso louvor a Deus por Sua graça, por Sua misericórdia, que tem produzido tantos frutos na vida da Sua Igreja querida e, através da nossa Igreja, na vida de tantos irmãos e irmãs, na vida do nosso país”, disse.
Desde a criação, a Diocese de São Salvador da Bahia teve um papel central na organização da vida religiosa e social da colônia portuguesa. O primeiro bispo, Dom Pedro Fernandes Sardinha, enfrentou desafios imensos para estruturar a Igreja local, estabelecendo templos, escolas e ações de caridade. Com o tempo, a Diocese cresceu e se tornou um ponto de referência para a fé católica no Brasil, especialmente com a criação do primeiro seminário do país, em 1719.
Em 1676, a Diocese foi elevada à categoria de Arquidiocese e, posteriormente, tornou-se a Sé Primacial do Brasil. A Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, construída no século XVII, é um símbolo desse legado, abrigando arte sacra e relíquias que contam a história da fé na Bahia. “Agradecemos a todos os irmãos e irmãs que têm contribuído, de alguma maneira, ao longo da história, para que a nossa Igreja Primacial do Brasil, a nossa Arquidiocese possa cumprir a sua missão de maneira frutuosa. É por graça de Deus que nós realizamos o nosso trabalho de evangelização, mas sempre contando com tantos irmãos e irmãs. Por isso, louvamos a Deus e agradecemos pelos bispos que estiveram à serviço desta Igreja, pelo clero de ontem e de hoje, pelos religiosos e religiosas, pelos leigos e leigas que tanto têm contribuído para que a nossa Arquidiocese celebre estes 474 anos”, disse Dom Sergio.
Além de seu papel histórico, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia continua sendo uma força viva e ativa na sociedade, promovendo ações pastorais e sociais que atendem às comunidades mais vulneráveis. Celebrar os 474 anos da Diocese de São Salvador da Bahia é reconhecer a importância desta Igreja Particular na construção da identidade religiosa e cultural do Brasil. O legado continua vivo, impulsionando novas gerações a seguir os valores do Evangelho e a construir uma sociedade mais justa e fraterna.
“Nós louvamos a Deus pelo passado, mas também pelo presente, confiamos a Ele o presente e o futuro da nossa Igreja, esperando contar cada vez mais com a sua oração, com a sua participação, com a sua presença nas celebrações e nas atividades pastorais. Que Deus continue a abençoar toda a nossa Arquidiocese nesse aniversário da sua criação como Diocese de São Salvador da Bahia. Deus abençoe você, querido irmão, querida irmã, para que continue a participar cada vez mais na vida desta Igreja tão querida, Igreja Mãe, Igreja Primacial do Brasil”, enfatizou Dom Sergio.
Fotos: Sara Gomes





















































por