A Campanha da Fraternidade de 2025, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi lançada, em todo o país, nesta Quarta-feira de Cinzas, 6 de março. Na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, a apresentação sobre a proposta da CF deste ano, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral, e como lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), aconteceu durante coletiva de imprensa, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador.
O evento contou com as presenças do Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha; do bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho, referencial para as pastorais sociais; do president executive da Ação Social Arquidiocesana (ASA), cônego José Carlos Santos Silva; do vigário episcopal para o Serviço da Caridade, padre Carlos Augusto da Cruz Silva; e do membro da coordenação da Cáritas Reguional Nordeste 3, Gerinaldo da Silva Lima, que também é o assessor responsável por acompanhar as Comunidades Tradicionais e os empreendimentos da Agricultura Familiar e Economia Solidária na Bahia e em Sergipe.
Esta edição da Campanha da Fraternidade busca promover, em espírito quaresmal e diante da urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o clamor dos pobres e da Terra. A campanha enfatiza a necessidade de uma mudança profunda na relação do ser humano com o meio ambiente e consigo mesmo, compreendendo que tudo está interligado.
A celebração dos 800 anos do “Cântico das Criaturas”, escrito por São Francisco de Assis, é central nesta campanha. Este hino expressa louvor e gratidão pela criação, inspirando uma abordagem contemplativa e agradecida para com a obra divina. A Campanha da Fraternidade 2025 convida todos a refletirem sobre a urgência de cuidar da nossa Casa Comum, promovendo uma ecologia integral que conecta a fé cristã com a responsabilidade socioambiental. Ela propõe ações que integram espiritualidade, justiça social e cuidado com o meio ambiente, oferecendo caminhos para uma conversão integral.
A educação católica desempenha um papel essencial na promoção dos valores da campanha. Escolas e universidades católicas são chamadas a serem espaços de diálogo e formação para a sustentabilidade, estimulando práticas educativas e pastorais que integrem a fé e o cuidado com a criação. Assim, a Campanha da Fraternidade 2025 é um convite à ação conjunta em prol do meio ambiente, promovendo justiça social e sustentabilidade, e reforçando a responsabilidade de todos no cuidado com a criação.
Texto: Sara Gomes
Fotos: Mateus Bomfim




















por