Na manhã desta quinta-feira (5), a Rádio Excelsior da Bahia — primeira emissora católica do Brasil — celebrou com fé e gratidão os 83 anos de fundação, em uma Missa presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. A celebração aconteceu no Auditório Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, na Cúria Metropolitana Bom Pastor, reunindo colaboradores, comunicadores, ouvintes e amigos da emissora que, há mais de oito décadas, faz história na evangelização pelo rádio.
Concelebraram a Eucaristia o diretor executivo da Rádio Excelsior e capelão da Capela Sagrada Família, padre Danilo Pinto, e o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, padre Laudimar Vieira. Nesta Missa, os fiéis também louvaram a Deus pelos cinco anos da posse de Dom Sergio como Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil.
Durante a homilia, o Cardeal destacou o legado da Rádio Excelsior como uma herança que precisa ser preservada e continuada. “É uma missão imensa, que é continuar. A herança que nós recebemos — herança cultural, religiosa — está sendo confiada a nós hoje, para que possamos fazer o máximo possível para que a Excelsior continue a cumprir sua missão de evangelizar”, afirmou Dom Sergio.
O Arcebispo ressaltou que a emissora é uma verdadeira “ponte de esperança, fé e compromisso com o bem comum” e enfatizou a importância de valorizá-la no cotidiano: “Devemos sempre mais divulgar a nossa rádio. Devemos, como um gesto de compromisso, continuar a dar atenção não só individualmente, mas ajudando outros irmãos e irmãs a conhecer a programação e a participar dela”, disse.
Dom Sergio também expressou gratidão àqueles que fizeram e continuam fazendo parte da história da rádio. “Quero agradecer de coração à direção da nossa rádio, a todos os que estão a serviço dela, colaborando com tanta dedicação e competência para que continue contribuindo com a evangelização. A rádio chega muito além do território de uma paróquia. Neste momento mesmo, a transmissão desta Eucaristia está chegando a lugares que certamente não seria possível alcançar se não fosse pela rádio e pelas redes sociais”, afirmou. O Cardeal também lembrou da importância da participação dos ouvintes, carinhosamente chamados de “Família Excelsior”.
Ao longo de todo o dia, a Rádio Excelsior segue com uma programação especial e ao vivo, transmitida diretamente do auditório da Cúria Metropolitana, com programas e participação popular. A proposta é relembrar os primeiros passos da emissora, fundada em 1941, e manter viva a memória da comunicação católica que marcou gerações.
A celebração dos 83 anos da Rádio Excelsior da Bahia é mais do que uma comemoração institucional: é um testemunho de perseverança e amor à missão evangelizadora da Igreja, que segue tocando corações por meio das ondas do rádio e das plataformas digitais.
Abaixo, confira a programação:
7h: Missa presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha;
8h: Especial Celebrar, com Patrícia Tosta e Clara Iannini;
9h: Especial Excelsior Retrô, com Diniz Monteiro e Márcia Mendonça – História dos 83 anos da Rádio Excelsior;
10h: Programa Místicas de Nazaré, com padre Danilo Pinto e Reis Moura;
11h: Especial Excelsior Turismo, com Heloísa Braga e diácono Alan Bacelar;
12h: Hora da Graça Ao Vivo, com o cônego Edson Menezes;
12h15: Programa Doze em Pauta, com João Victor, Ivan Marques, Edla Lula, Tiago Matos, Gabriel Cavalcanti e Rafael Seixas;
13h: Programa Entre Amigos, com Reis Moura e padres Josuel Jesus e Joelson Andrade – Excelsior, a Maior Paróquia da Arquidiocese;
14h: Orientação Espiritual, com Frei José Luís;
15h: Terço da Misericórdia e Momento Mariano, com Neusa Vinagre e Lúcia Lyra;
16h: Ciranda da Fé, com Neylon Barbosa e Heloísa Pires;
17h: É Notícia, com João Tramm, Victor Pinto, Aidil Brites e Jorge Cordeiro;
18h: Momento Mariano com entronização da Imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;
18h15: Encerramento com Patrícia Tosta e Ivo Ferraz.
Fotos: Sara Gomes















































por