Futuros diáconos transitórios realizaram Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade

Cinco jovens seminaristas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia deram mais um passo decisivo rumo ao sacerdócio e fizeram, na última sexta-feira, 6 de junho, a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade. Caíque Sales de Mello, Danilo Gabriel Brandão Menezes, Geovane Santos Ferreira, Leonardo Furtado dos Santos e Lucas Gonçalves Almeida da Silva são candidatos ao Diaconato Transitório, etapa anterior à Ordenação Presbiteral.

Na última semana, os seminaristas participaram de um retiro espiritual no Mosteiro do Salvador, orientado pelo padre José Jorge Brito, como parte da preparação imediata para o ministério diaconal. O retiro culminou com a celebração da Profissão de Fé e do Juramento de Fidelidade, realizados durante a Missa presidida por Dom Valter Magno de Carvalho, bispo eleito da Diocese de Ituiutaba (MG), que destacou, durante a homilia, a importância da fidelidade à Igreja e da entrega generosa ao serviço do povo de Deus, especialmente por aqueles que se colocam a caminho do ministério ordenado.

A Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade são exigências canônicas previstas para candidatos ao diaconato e ao presbiterato, nas quais os futuros ministros reafirmam publicamente a adesão à Doutrina Católica e o compromisso de viver em comunhão com o Magistério da Igreja.

Sobre a Ordenação Diaconal

No contexto do Ano Jubilar da Esperança, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia se prepara para celebrar um momento de profunda alegria e significado para a Igreja local: a Ordenação Diaconal de cinco seminaristas do Seminário São João Maria Vianney. A Solene Celebração Eucarística será presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, no dia 5 de julho de 2025, às 9h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, situado no bairro do Garcia (Av. Leovigildo Filgueiras, 683).

A ordenação diaconal desses cinco jovens será um momento de grande alegria para a Arquidiocese de Salvador, que continua a cultivar vocações e a formar novos pastores para o serviço da Igreja. O Diaconato Transitório, embora temporário, é uma etapa essencial na caminhada vocacional, pois introduz os futuros padres ao serviço do altar, da Palavra e da caridade.

Fotos: Sara Gomes