Peregrinação na Cidade: durante seis dias, fiéis percorrerão a pé a capital baiana

Igreja da Santíssima Trindade, onde está localizada a Comunidade da Trindade, em águas de Meninos – Foto: Sara Gomes

Em sintonia com o Ano Jubilar 2025 convocado pelo Papa Francisco, a Comunidade da Santíssima Trindade, da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, realizará entre os dias 7 e 13 de julho de 2025 a “Peregrinação na Cidade”, uma caminhada espiritual e missionária que convida os fiéis a redescobrirem os sinais de esperança presentes na capital baiana.

Inspirada na carta do Santo Padre, que nos recorda que “pôr-se a caminho é típico de quem anda à procura do sentido da vida”, a iniciativa propõe uma vivência concreta do lema jubilar “Peregrinos da Esperança”, percorrendo a pé diferentes comunidades e espaços significativos da Arquidiocese. Ao longo de seis dias, os peregrinos meditarão a mensagem do Papa, refletindo sobre as palavras, caminhos, sinais, apelos e a âncora da esperança.

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário disponível junto à Comunidade da Trindade e no site oficial da Arquidiocese de Salvador [CLIQUE AQUI].

Um itinerário de fé e compromisso

A peregrinação será iniciada na Igreja da Trindade, no dia 7 de julho, com o acolhimento dos participantes às 19h. Nos dias seguintes, o grupo caminhará por diversos lugares que representam dimensões distintas da vida e missão da Igreja em Salvador:

08/07 – Caminhada da Catedral Basílica do Santíssimo Salvador aos Santuários do Jubileu, encerrando na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim;

09/07 – Visita contemplativa ao Mosteiro Salvador das Beneditinas, no bairro de Coutos;

10/07 – Encontro na Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (ACOPAMEC), em Mata Escura;

11/07 – Vivência ecumênica na Igreja Batista de Nazareth;

12/07 – Celebração da esperança no povo negro na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos;

13/07 – Caminhada final pelas Igrejas do Pelourinho, encerrando com uma Celebração Eucarística na Catedral Basílica, às 10h.

A cada etapa, será refletida uma dimensão da esperança, iluminada pela vivência concreta das comunidades visitadas. A peregrinação a pé, feita de forma simples, convida os participantes ao silêncio, à partilha e à redescoberta do essencial, como destaca o próprio Papa Francisco em sua carta jubilar.

Modalidades de participação

A “Peregrinação na Cidade” oferece duas formas de participação:

Integral, com pernoites nas comunidades: voltada a quem deseja viver toda a experiência, de forma imersiva. As vagas são limitadas a 15 participantes. A contribuição simbólica é de R$ 20,00 para garantir a inscrição.

Diária: destinada àqueles que desejam participar de um ou mais dias, unindo-se ao grupo às 8h e retornando para a própria casa ao final da tarde. Os participantes dessa modalidade devem levar um lanche para partilhar ao meio-dia.

Mais que uma caminhada física, a peregrinação é um convite ao mergulho espiritual e ao testemunho de fé em meio às realidades da cidade. Jovens, adultos, religiosos e leigos são chamados a serem sinal de esperança onde estiverem.