
O Regional Nordeste 3 da CNBB, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia e a Diocese de Caetité vivenciam dias de intensa fé e preparação para a Ordenação Episcopal do monsenhor Gilvan Pereira Rodrigues. A Missa será realizada no próximo domingo, 28 de setembro, às 10h, na Praça Deoclides Cardoso, em Caculé (BA), e será presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil. Serão co-ordenantes Dom José Roberto Carvalho, bispo da Diocese de Caetité, e Dom Vitor Agnaldo de Menezes, Arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista.
Como parte do caminho espiritual que antecede a ordenação, a Paróquia do Sacratíssimo Coração de Jesus, em Caculé, promove um tríduo vocacional entre os dias 25 e 27 de setembro, na Matriz. Confira a programação:
Na quinta-feira (25), às 19h30, a Missa de abertura será presidida por Dom José Roberto Carvalho. Antes, às 19h, acontecerá a adoração ao Santíssimo Sacramento.
Na sexta-feira (26), às 18h30, será acolhida a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim – enviada da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, na capital baiana – na entrada da cidade, seguindo em procissão até a Matriz de Caculé, onde ocorrerá a Celebração Eucarística da segunda noite do tríduo, presidida por Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo emérito de Araçuaí (MG).
No sábado (27), a Igreja Matriz permanecerá aberta durante todo o dia para a visitação dos fiéis à imagem peregrina do Senhor do Bonfim. Às 19h30 será realizada a terceira noite do tríduo vocacional, presidida por Dom Marco Eugênio Galrão, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador.
O ponto alto da programação será no domingo (28), às 10h, com a solene Missa com o Rito de Ordenação Episcopal do monsenhor Gilvan Rodrigues, na Praça Deoclides Cardoso, em Caculé, com transmissão em tempo real pelo canal oficial da Diocese de Caetité, pela Rede Vida de Televisão e pela Rede Excelsior de Comunicação. Às 19h, o novo bispo presidirá a primeira Missa na Igreja Matriz, marcada também pela despedida da imagem peregrina do Senhor do Bonfim.
Com o lema episcopal “Vendo-o, moveu-se de compaixão” (Lc 10,33), Dom Gilvan inicia sua missão como bispo auxiliar de Salvador, trazendo consigo a espiritualidade, a experiência pastoral e o testemunho de fé cultivados ao longo de sua caminhada na Diocese de Caetité.


por