Entre os dias 24 e 26 de outubro, os diáconos permanentes da Arquidiocese de São Salvador da Bahia participam da 2ª turma do Retiro Canônico Arquidiocesano, promovido pela Comissão Arquidiocesana de Diáconos (CAD), no Centro de Treinamentos de Líderes (CTL), em Itapuã.
Com o tema “Diáconos Vocacionados de Esperança”, o retiro tem como facilitador Dom João Carlos Petrini, bispo emérito da Diocese de Camaçari, reconhecido por sua dedicação à formação humana e espiritual do clero.
A programação inclui momentos de oração, meditação, partilha e Celebrações Eucarísticas, favorecendo o recolhimento espiritual e o fortalecimento da vocação diaconal. As atividades tiveram início na tarde da sexta-feira (24), com recepção, jantar e um momento Mariano, seguido da oração das completas.
O sábado (25) foi dedicado à vivência espiritual intensa, com cinco meditações conduzidas por Dom Petrini, momentos de oração comunitária e a Celebração Eucarística ao final do dia. Na oportunidade, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilvan Pereira Rodrigues, e referencial para a CAD, também dirigiu algumas palavras de encorajamento a estes servos de Deus que se dedicam diariamente à proclamação da Palavra. Já no domingo (26), os diáconos encerram o retiro com um encontro de partilha e celebração, culminando com a Santa Missa e o almoço de confraternização.
O Retiro Canônico é um tempo privilegiado de oração, escuta e comunhão fraterna, que permite aos diáconos renovar o compromisso de serviço à Igreja e ao povo de Deus, seguindo o exemplo do Cristo Servo e sustentados pela esperança que brota do Evangelho.
Fotos: Sara Gomes
























por