Luto: ASA suspende atividades por três dias

“Jesus disse à multidão dos judeus: Eu sou o pão vivo, que desceu do céu. Se alguém come deste pão, viverá eternamente” (João 6,51).

A Ação Social Arquidiocesana (ASA) recebeu, com profunda tristeza, a notícia sobre o falecimento do padre Carlos Augusto da Cruz Silva, Vigário Episcopal para o Serviço da Caridade e pároco da Paróquia Santos Cosme e Damião; de Arilma Maria Santos – mãe de Joedson Santana, funcionário da ASA -, e de Darcy Anunciação, ambos ocorridos na noite do último sábado, 8 de novembro de 2025.

Unimo-nos em oração por suas almas, pelos familiares e por todos os atingidos, pedindo a Deus que conceda consolo, esperança e força a quem sofre diante dessas dolorosas perdas.

Nascido em Salvador, no dia 5 de outubro de 1980, o padre Carlos Augusto foi ordenado presbítero em 22 de maio de 2010, pelas mãos do então Arcebispo de São Salvador da Bahia, Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo. Ao longo de sua trajetória sacerdotal, exerceu o ministério com zelo e entrega, tendo sido pároco das paróquias São Francisco de Assis (Alto de Coutos), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Mata Escura) e, mais recentemente, Santos Cosme e Damião (Liberdade). Em 2024, foi nomeado pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha como Vigário Episcopal para o Serviço da Caridade, missão que abraçou com generosidade e espírito evangélico.

Com coração sensível e olhar voltado para os mais pobres, o padre Carlos Augusto dedicou-se intensamente à promoção da dignidade humana, sendo presença constante entre os que mais precisavam. Sua atuação junto à ASA foi marcada pelo compromisso com a solidariedade e pelo esforço em transformar realidades através do amor e do serviço. O bem que realizou, com simplicidade e fé, continuará frutificando nas vidas que ele tocou.

Em virtude do ocorrido, a Ação Social Arquidiocesana (ASA) informa que não funcionará nos dias 10, 11 e 12 de novembro (segunda, terça e quarta-feira), retornando às atividades normais na quinta-feira, 13 de novembro de 2025.

Neste momento de dor e fé, a ASA expressa sua solidariedade às famílias do padre Carlos Augusto, de Arilma Maria Santos e de Darcy Anunciação. Que Deus os acolha na plenitude de Sua misericórdia e que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro envolva com ternura todos os que choram essas perdas.

Ação Social Arquidiocesana (ASA)
Salvador, 10 de novembro de 2025