A Rede Excelsior de Comunicação está entre os vencedores do Prêmio de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na Categoria Microfone de Prata – produções radiofônicas. O produto que culminou com a premiação foi o podcast “A mística de Nazaré”, publicado na Rádio 106.1 FM, sob a condução do padre Danilo Pinto dos Santos.
“Nós fomos laureados com o Prêmio Microfone de Prata, a partir de uma avaliação muito criteriosa de peritos dos Cursos de Comunicação das nossas pontifícias Universidades Católicas do país. E o projeto premiado foi o da Mística e Essência de Nazaré, que procura difundir a espiritualidade da Sagrada Família de um jeito criativo, a partir de recursos das sonoplastias das antigas radionovelas e atrelado a proposta da essência de Nazaré, que é o perfume de ambiente que reconstrói, simbolicamente, os aromas sentidos pela Sagrada Família no primeiro século da nossa era”, disse o padre Danilo.
A cerimônia de apresentação de entrega da 55ª edição dos Prêmios de Comunicação foi ao ar neste domingo, 23 de novembro – Solenidade de Cristo, Rei do Universo -, em rede nacional, pelas emissoras de TV de inspiração católica do Brasil. Apresentada pelo padre Arnaldo Rodrigues, assessor de comunicação da CNBB, e por Talita Salgado, assessora de comunicação da Arquidiocese de Goiânia (GO), o evento reuniu membros da presidência da CNBB, convidados e profissionais de diferentes áreas da comunicação reconhecidos por suas contribuições à promoção da dignidade humana e dos valores do Evangelho.
Gravada no teatro Tucarena, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na capital paulista, a premiação contou com apresentações da São Paulo Schola Cantorum, sob regência do maestro Delphim Rezende Porto. “Aproveito para agradecer a algumas pessoas que foram muito especiais e importantes neste processo: Danilo Alves, coordenador de Criação da Rede Excelsior de Comunicação; Vivaldo Neto, nosso operador técnico que deu sonoplastia a essa mística; Reis Moura, apresentador do nosso programa Mística de Nazaré, que comigo ajuda a difundir a espiritualidade da Sagrada Família; a Aline Cedraz, responsável pelo projeto de identidade olfativa da Essência de Nazaré; e dedicar esse prêmio belíssimo a você, querido e querida ouvinte que nos acompanha diariamente no nosso podcast, no nosso programa, na nossa emissora. Dedico também aos fiéis da nossa Capela Sagrada Família. A todos vocês, um grande e carinhoso abraço. A todos vocês, esse belíssimo prêmio”, disse o padre Danilo.
Prêmios de Comunicação da CNBB
Criados para valorizar o trabalho de profissionais e iniciativas que promovem a vida, a justiça e a verdade, os Prêmios de Comunicação da CNBB se consolidaram, desde 1967, como um dos mais tradicionais reconhecimentos no campo da mídia brasileira.
Entre os prêmios tradicionais estão o “Margarida de Prata” (Cinema), “Microfone de Prata” (Rádio), “Dom Helder Câmara” (Imprensa), “Clara de Assis” (Televisão), “Dom Luciano Mendes de Almeida” (Internet), “Kerigma” (Pastoral da Comunicação) e “Papa Francisco” (Teses e Dissertações Acadêmicas). A novidade deste ano foi a inclusão do Prêmio “São Carlo Acutis”, voltado às áreas de publicidade, identidade visual e design digital.
A entrega dos prêmios foi realizada pelo Cardeal Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, e pelos demais membros da presidência da entidade: Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente; Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, Arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente; Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral.
Também participaram da entrega Dom Valdir José de Castro, bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação; Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto (SP) e presidente do Regional Sul 1 da CNBB; e o padre Leandro Megeto, subsecretário adjunto-geral da CNBB. “Ao celebrar a 55ª edição de seus Prêmios de Comunicação, a CNBB renova seu compromisso de incentivar uma comunicação comprometida com a promoção da vida, da verdade e do bem comum, reconhecendo iniciativas que fortalecem uma cultura de fraternidade, justiça e esperança no país”, disse.
Com informações da CNBB
Fotos enviadas pelo padre Danilo Pinto





por