Arquidiocese de São Salvador da Bahia celebra o encerramento do Ano Jubilar

Para encerrar o Jubileu de Esperança, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia realizará, no próximo 27 de dezembro, uma programação especial na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador – Igreja Mãe de todas as paróquias da Sé Primacial do país. As atividades terão início às 8h15, com a Oração das Laudes, em comunhão com o Colégio do Cabido Metropolitano. Em seguida, às 9h, será celebrada a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia,  Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, reunindo o clero, religiosos, religiosas e fiéis de diversas paróquias e comunidades.

O encerramento marca a conclusão de um intenso caminho espiritual vivido ao longo do Ano Jubilar, que foi caracterizado por peregrinações, celebrações litúrgicas, momentos formativos e expressões concretas de fé, comunhão e compromisso com a missão evangelizadora da Igreja. O Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco e reforçado pelo Papa Leão XIV, foi um convite para que toda a Igreja possa renovar a confiança em Deus e a fortalecer a esperança cristã diante dos desafios do mundo contemporâneo. Inspirado pelo lema jubilar, o povo de Deus é chamado a ser sinal de esperança, misericórdia e solidariedade, especialmente junto aos mais pobres e sofredores.

Ao longo de todo este tempo, os fiéis que realizaram peregrinações, receberam o Sacramento da Confissão, rezaram nas intenções do Papa e visitaram um templo jubilar alcançaram a Indulgência Plenária. Na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, cinco são Igrejas Jubilares: a Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, o Santuário Santa Dulce dos Pobres e o Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Além das peregrinações realizadas por grupos, movimentos, pastorais e paróquias, ocorreram as seguintes programações arquidiocesanas: Jubileu dos Enfermos (11 de fevereiro), Jubileu dos Organismos Arquidiocesanos (20 de julho), Jubileu da Família (09 de agosto), Jubileu da Vida Consagrada (16 de agosto), Jubileu dos Catequistas (30 de agosto), Jubileu das Foranias (21 de setembro), Jubileu dos Ministros Ordenados (10 de outubro), Jubileu da Sociedade Civil (19 de outubro), Jubileu dos Pobres e pessoas em situação de vulnerabilidade (16 de novembro) e Jubileu dos Movimentos Marianos (30 de novembro).

Ao encerrar o Ano Jubilar, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia reafirma seu compromisso de seguir como Igreja peregrina, missionária e sinodal, mantendo vivos os frutos espirituais deste tempo de graça e renovando a caminhada de fé à luz da esperança que não decepciona.