Pascom – Qual o método de interpretação bíblica que o senhor utiliza?
Padre Carlos André – Para interpretar a Bíblia é realmente necessário escolher um método ou todos os métodos, isto é, nenhum método será jamais capaz de excluir todos os demais. Um método é um caminho, que pode ser múltiplo, mesmo que o destino seja único. Por outro lado, encontrar a Palavra de Deus no emaranhado de palavras que compõem a Bíblia, explorando ao máximo a riqueza de interpretações possíveis é a meta de todo leitor-discípulo. Por isso, o método de base é sempre a “leitura orante da Bíblia“.
Dentre as etapas dessa leitura, existe a primeira e mais exigente que é justamente “Ler” o texto a partir do que ele diz. Nessa etapa se situa toda a pesquisa científica da Bíblia e é onde se concentra o esforço do estudo bíblico de qualquer fiel. As demais etapas da leitura orante da Bíblia se desenvolvem segundo o tempo disponível e a experiência de cada leitor.
Dentre os métodos de pesquisa existentes, no momento tenho me dedicado a estudar a narratologia aplicada aos textos sagrados. Eu desenvolvo meu trabalho com o professor André Wenin, que é um renomado estudioso do assunto com várias publicações traduzidas e publicadas no Brasil.
Foto de capa: Catiane Leandro



por