Encontro de jornalistas católicos reuniu 13 Estados e o Distrito Federal

Capa
O encontro foi promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Jornalistas de 13 estados brasileiros – entre eles a Bahia – e do Distrito Federal participaram, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, do VII Encontro de Jornalistas dos Regionais, Dioceses, Organismos e Pastorais. Promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o evento foi realizado em Brasília e teve como principal objetivo aproximar os comunicadores e possibilitar a troca de experiências entre os profissionais e a CNBB.

A abertura do encontro, no dia 12, foi conduzida pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner. Na ocasião, Dom Leonardo falou sobre a importância e a missão dos jornalistas na sociedade. De acordo com ele, a missão deve ser sempre apontar uma sociedade mais justa.

No segundo dia (13) os participantes contaram com uma mesa redonda, que teve como tema “A visibilidade da Igreja na mídia a partir do Papa Francisco”, composta pelo jornalista da Globo News, Gerson Camarotti, o professor doutor do curso de comunicação da Universidade de Brasília (UnB), Luiz Martins, e mediada pelo coordenador diocesano de pastoral da Arquidiocese de Mariana (MG), padre Geraldo Martins.

“É muito melhor ter um bom relacionamento com a imprensa do que ficar naquele jogo de esconde-esconde. A má notícia anda sozinha e é veloz. A boa notícia anda devagar, a passos longos”, disse o professor Luiz Martins.

Capa2
Da esquerda para a direita: Gesron Camarotti, padre Geraldo Martins e professor Luiz Martins

Com o tema “Estratégias de comunicação em assessoria de imprensa”, o professor doutor na área de comunicação, coordenador de Comunicação em Ciência e Tecnologia da Secretaria de Comunicação da Embrapa e autor do livro Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia – obra de referência para jornalistas e assessores de imprensa -, Jorge Duarte, apontou que “a comunicação, para ser relevante, deve ser proativa, consistente e contínua”, afirmou.

Para encerrar o segundo dia de encontro, a CNBB promoveu a mesa redonda “Gerenciamento das redes sociais”, com o diretor de redes sociais da agência Isobar Brasil, Nelson Leoni, a jornalista especializada em mídias sociais, Andréa Lopes, e a mediação do professor doutor de jornalismo da Universidade Católica de Brasília, Robson Dias. “Para a Igreja, é importantíssimo estar nas redes sociais. É uma forma de monitorar o que estão falando sobre ela”, disse Leoni.

No dia 14, último dia da encontro, os participantes iniciaram a manhã com uma missa, seguida de encaminhamentos práticos, como sugestões de desenvolvimento de um manual de redação para as assessorias de comunicação ligadas à Igreja e esclarecimentos acerca do trabalho desenvolvido pelo setor de comunicação da CNBB.