Missa marca o encerramento do Ano da Vida Consagrada na Arquidiocese

Encerramento Ano da Vida Consagrada (8)Consagrados e consagrados das diferentes congregações e comunidades presentes na Arquidiocese de Salvador se reuniram neste domingo (21), no Santuário dedicado à Beata Dulce dos Pobres, para o encerramento do Ano da Vida Consagrada. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj. Concelebraram a Missa, o presidente da CRB NE3, padre Firmino Ferreira Oliveira, CP, o reitor do Santuário, frei Vandeí Rocha, OFMCap e o provincial dos frades Capuchinhos, frei Liomar Pereira da Silva.

IMG_3101
“O ano termina, mas o nosso desejo de continuar refletindo sobre a caminhada de consagrados continua”, pontua a Irmã Anajá.

Dom Murilo lembrou aos fiéis o significado de celebrar o encerramento do Ano da Vida Consagrada no santuário dedicado à Irmã Dulce. “É um lugar especial que teve sua origem através da vocação de uma religiosa e até hoje é mantido por aquelas que consagraram suas vidas a Deus”, afirmou. O ano jubilar teve inicio em novembro de 2014 e trouxe como lema “Vida Consagrada hoje – evangelho, profecia e esperança”. Em Roma, a Jornada Mundial da Vida Consagrada encerrou as comemorações, no dia 2 de fevereiro.

Para a religiosa da congregação das Filhas do Coração de Maria, Irmã Anajá Fernandes da Silva, o Ano da Vida Consagrada trouxe uma oportunidade de revisão da caminhada feita pelos religiosos. “Durante este tempo foi possível desenvolver uma preciosa reflexão sobre o nosso compromisso com o Senhor e com nossos irmãos. O ano termina, mas o nosso desejo de continuar refletindo sobre a caminhada de consagrados continua”, pontua a Irmã Anajá.

Durante sua homilia, Dom Murilo destacou o valor da oração na vida dos consagrados. “Quem não reza demonstra ser autossuficiente. Jesus deu o exemplo quando subiu o monte para rezar. Quem reza sabe que é dependente de Deus e nele confia”.

Encerramento Ano da Vida Consagrada (5)

"O Papa foi muito inspirado por Deus ao dedicar esse ano à reflexão sobre a nossa vocação. Revigorados em Jesus queremos continuar nos doando aos irmãos e irmãs que mais precisam de Deus”, afirmou Meire Alessandra dos Santos
“O Papa foi muito inspirado por Deus ao dedicar esse ano à reflexão sobre a nossa vocação. Revigorados em Jesus queremos continuar nos doando aos irmãos e irmãs que mais precisam de Deus”, afirmou Meire Alessandra dos Santos

Os consagrados são convidados a serem sinais de esperança no mundo. Para o padre Firmino Ferreira Oliveira, o ano jubilar deixará marcas positivas. “Queremos agradecer por esta oportunidade de olhar para o nosso passado e enxergar as raízes da nossa vocação. Agradecemos também, porque foi possível olhar o presente com paixão e abraçar com esperança o futuro”, afirmou.

A coordenadora da Comunidade Católica Nascidos da Cruz, Meire Alessandra dos Santos, viveu com entusiasmo este tempo dedicado à Vida Consagrada. “Para as novas comunidades foi um tempo novo. Sentimos que a nossa consagração ganhou um novo vigor. O Papa foi muito inspirado por Deus ao dedicar esse ano à reflexão sobre a nossa vocação. Revigorados em Jesus queremos continuar nos doando aos irmãos e irmãs que mais precisam de Deus”.

Confira as fotos da Missa!

(fotos: André Machado)