Patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope encontrará Papa Francisco

Sua Santidade Abuna Matthias I, foi eleito Patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope Tewahido em 28 de fevereiro de 2013
Sua Santidade Abuna Matthias I, foi eleito Patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope Tewahido em 28 de fevereiro de 2013

O Patriarca da Igreja Ortodoxa  Etíope Tewahido, Sua Santidade Abuna Matthias I, estará em Roma de 26 a 29 de fevereiro para um encontro com Sua Santidade o Papa Francisco, segundo um comunicado do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

O encontro entre os dois líderes religiosos terá lugar no dia 29 de fevereiro, no Vaticano. O Patriarca também visitará o túmulo do Apóstolo Pedro e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. No domingo, 28 de fevereiro, presidirá a divina liturgia com a comunidade etíope de Roma na Capela do Colégio Urbaniano. Abuna Matthias I foi eleito Patriarca em 28 de fevereiro de 2013.

Segundo uma antiga tradição, o primeiro grande evangelizador dos etíopes foi São Frumêncio, um sírio-greco-fenício nascido em Tiro. Frumêncio foi ordenado Bispo por Santo Atanásio de Alexandria, dirigindo-se mais tarde à Etiópia para promover a evangelização do país. Ele foi o primeiro Bispo de Axume e acredita-se que tenha introduzido o cristianismo no Império de Axum.

A Igreja Ortodoxa Etíope pertente à “família” das Igrejas Ortodoxas Orientais. Esta Igreja, única no gênero, manteve diversas práticas judaicas, como a circuncisão, o respeito pelas regras alimentares e a observância do shabbat do Sábado e do Domingo. A Liturgia etíope é de origem alexandrina (copta) e é influenciada pela tradição siríaca. A Liturgia foi sempre celebrada na antiga língua Ge’ez até tempos recentes. Atualmente uma tradução da liturgia em amharic moderno é cada vez mais usada nas paróquias. Prossegue na espiritualidade ortodoxa etíope uma forte tradição monástica. A Igreja conta hoje com mais de 35 milhões de seguidores. Também em Roma existe uma grande comunidade ortodoxa etíope.

As relações da Igreja Ortodoxa Etíope com a Igreja Católica são cordiais e estão se intensificando. O Patriarca anterior, Abuna Paulos, visitou o Papa João Paulo II em 1993 e Bento XVI em 2008. No início de 2009, à convite do Santo Padre, Abuna Paulos pronunciou-se na II Assembleia especial para a África, do Sínodo dos Bispos, sobre a situação do continente africano e sobre os desafios que as populações africanas devem enfrentar.

Como membro da “família” das Igrejas Ortodoxas Orientais, a Igreja Ortodoxa Etíope Tewahido participa oficialmente da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais. Em janeiro de 2012, o encontro da Comissão realizou-se em Addis Abeba, capital da Etiópia, presidido pelo Patriarca Abuna Paulos , que faleceu em 16 de agosto de 2012.

Fonte: Rádio Vaticana