
Enquanto a nova imagem de Nossa Senhora Mãe da Igreja era coroada, na matriz da paróquia que leva o seu nome sob os olhares dos paroquianos, um dos responsáveis por carregá-la não continha as lágrimas. Para Antônio Souza, integrante do Terço dos Homens, aquele foi um momento singular em sua caminhada e a emoção tem um porquê. “A Mãe de Jesus é a nossa mãe, o modelo de fé que nos leva a Cristo e como tal, sei que ela é a solução do mundo”, explicou o fiel cuja devoção a Maria nascera ainda na infância, por influência da mãe, e se fortaleceu ao lado da esposa. “Temos Nossa Senhora como o centro da nossa fé”, testemunhou.
A cerimônia de apresentação da nova imagem ocorreu neste domingo (13), na igreja localizada no bairro de Plataforma, em uma Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que esteve acompanhado do pároco, padre Hermano Conceição de Jesus. De acordo com Dom Murilo, “nós somos humanos e precisamos de símbolos, por isso a Igreja sempre valorizou as imagens, porque elas nos ajudam a elevar o pensamento para Deus, Jesus Cristo, Nossa Senhora, os santos. Deus não proíbe a confecção de imagem para veneração, para adoração é proibido, porque só Deus é o Senhor. Esta imagem vem lembrar-nos que ela é responsável pela Igreja pela qual seu filho deu seu sangue”, afirmou.

A confecção de uma nova imagem veio da necessidade de expressar de forma mais completa a devoção daquela comunidade, como afirma o padre Hermano. “Não iremos substituir a imagem antiga, mas sim trazer traços que ajudam na espiritualidade e devoção do povo. A iconografia da imagem é Maria que protege debaixo do seu manto toda a igreja, com representação das figuras do bispo, padre, religiosa, homenageando as irmãs sacramentinas que estão aqui desde a fundação da paróquia, e os leigos, esclareceu.
Iconografia
A nova imagem de Maria Mãe da Igreja foi moldada em argila e fundida em resina pelo artista pernambucano Diego Andrade. A pintura, preciosa nos detalhes segundo as cores próprias de cada personagem que a compõe, ficou a cargo de Jorge Miguel Carnaúba, um artista alagoano. A inspiração para a criação da nova imagem de nossa padroeira veio do padre Hermano e do artista Jorge Miguel, a partir de um dos painéis do teto da Igreja de São Francisco, no Pelourinho, onde Nossa Senhora está acima dos frades franciscanos protegendo-os.
No atual símbolo de fé da paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, nota-se a disposição de Maria, que está no céu, sobre as nuvens, diante de Deus, e também está com o povo e com a sua igreja, protegendo a todos debaixo do seu divino manto. Manto que cobre a figura de São João Paulo II, então papa na época da fundação da paróquia, um bispo e de um padre representando a hierarquia da Igreja, uma religiosa da Congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento – As Sacramentinas, representando todos os religiosos e homenageando a congregação presente na paróquia desde sua fundação. Um homem e uma mulher representam todos leigos da Igreja.

Celebração
Em sua homilia, Dom Murilo lembrou o pensamento do Padre Pio de Pietrelcina, que dizia: “O meu passado, Senhor, à Tua Misericórdia. O meu presente, ao Teu amor. O meu futuro, à Tua Providência”. De acordo com o arcebispo, a fé consiste em conhecer a Cristo e experimentar a força da Sua ressurreição, ficando em comunhão com seus sofrimentos. “Ninguém precisa buscar sofrimento, cada um tem a sua cruz, então, abrace a cruz da sua vida em comunhão com Jesus”, afirmou.
Durante a Missa, fieis levaram até o altar as primeiras imagens de Nossa Senhora Mãe da Igreja. A atual é coroada para nos lembrar a realeza de Maria nos céus e na Terra. No cortejo, duas irmãs da Congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento, que neste ano comemoram seu tricentenário de fundação, foram as responsáveis por levar a coroa até o altar. Uma delas foi irmã Alice, que testemunhou a fundação da paróquia. “Este momento representa um crescimento da comunidade que conseguiu uma imagem que melhor representa a mensagem que Maria quer nos deixar”, afirmou após a celebração, marcada por homenagens à padroeira.
Fotos: Luana Assiz

































































por