São Benedito recebe homenagens de devotos

São-BeneditoA Irmandade de São Benedito celebra a festa do padroeiro com o tema “São Benedito, desde pequenino se revelou um anjo de pureza, de oração e de penitência”. O tríduo preparatório acontecerá de 14 a 16 de abril, sempre às 18h, no Convento de São Francisco (largo do Convento de São Francisco, s/n – Centro Histórico).

A Missa da primeira noite do tríduo preparatório será celebrada pelo padre Lázaro Muniz; a segunda noite pelo frei João Amilton dos Santos, OFM, e a terceira pelo frei Arnaldo Motta e Sá, OFM. No dia dedicado a São Benedito (17) os devotos participam da primeira Missa às 8h, em memória dos irmãos falecidos da Irmandade de São Benedito, presidida pelo padre Walterson José Vargas.

Para encerrar os festejos, às 10h será celebrada a Missa Solene, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho. Após a Celebração Eucarística haverá procissão pelas principais ruas do Centro Histórico, seguida da bênção com o Santíssimo Sacramento.

São Benedito

Filho de escravos, São Benedito nasceu na Sicília em 1526. Aos dez anos manifestou forte inclinação para a penitência e a oração, voltando-se, sempre com mais fervor, a Jesus Cristo. Aos 21 anos, após ser insultado publicamente por ser negro, Benedito foi convidado a participar da comunidade dos Eremitas Franciscanos.

Em 1564, o grupo se dispersou e Benedito ingressou como irmão leigo dos Frades Franciscanos de Palermo, onde trabalhou na cozinha até o ano de 1578, quando passou a ser o novo guardião (superior). Confiante na Providência Divina, procurou servir de exemplo para os religiosos e, apesar de não saber ler e escrever, tinha o dom da ciência infusa. São Benedito faleceu em 4 de abril de 1589, após receber o Sacramento da Unção dos Enfermos.