Salesiano celebra a festa de Nossa Senhora Auxiliadora

Nossa Senhora Auxiliadora2Na próxima terça-feira, 24, será realizada uma Missa para celebrar o dia de Nossa Senhora Auxiliadora no colégio Salesiano do Salvador (Nazaré). A Celebração Eucarística terá início às 8h, no Santuário dedicado à padroeira da instituição.

Logo após a Missa, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio participarão da XXXIII Olimpíada Nossa Senhora, iniciada no dia 23 de maio.

História – No ano de 1571, Nossa Senhora ganhou a invocação instituída pelo Papa Pio V de Nossa Senhora Auxiliadora ou Auxílio dos Cristãos, após a vitória dos cristãos sobre o exército turco otomano no Estreito de Lepano. A devoção se popularizou ainda mais no ano de 1862, com as aparições de Nossa Senhora a uma criança de cinco anos de idade na cidade de Spoleto, na Itália. Naquele ano, Dom Bosco, tocado pela história das aparições, iniciou em Turim a construção de uma grande Basílica, dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora.

A partir desse momento, o patrono da congregação salesiana, se tornou o maior divulgador da devoção a Nossa Senhora Auxiliadora. Para eternizar seu amor e gratidão, Dom Bosco, juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello, fundou a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora.

São João Bosco é o fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales, mais conhecida como Salesianos. O sacerdote católico italiano nasceu em 16 de agosto de 1815 (completando seu bicentenário em 2015) e foi canonizado em 1934. Ele é considerado o “Pai e Mestre da Juventude” e é popularmente conhecido como Dom Bosco. Como educador, desenvolveu no campo infanto-juvenil e no ensino profissional “o sistema preventivo” em educação, base da pedagogia Salesiana, que é baseada em três conceitos: Razão (inteligência); Amorvelezza (afeto) e Religião (fé).