Foi realizada na manhã da última sexta-feira (5) mais uma reunião da coordenação da Pastoral do Turismo no Brasil (Pastur). Desta vez, a atividade aconteceu no Centro de Pastoral – Cúria Bom Pastor (avenida Leovigildo Filgueiras, 270 – Garcia). No encontro foi definida a criação da equipe de Reflexão Nacional, formada por estudiosos de turismo ligados à Igreja, para desenvolver estudos voltados ao setor, além da elaboração da cartilha da Pastur, que trará dicas gerais para ajuda na implantação e identidade.
“A Pastoral do Turismo se articula nacionalmente para cuidar de todas as realidades que dizem respeito ao mundo do turismo na construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, salienta o coordenador nacional da Pastur e na Arquidiocese de Salvador, padre Manoel Filho.
Na ocasião, ficou definida também a finalização da organização do 3º Encontro Nacional que ocorrerá entre 9 e 12 de novembro em Caldas Novas, em Goiás. Além do padre Manoel, estiveram presentes a tesoureira da Pastur em Manaus, Lílian Mendonça, e a secretária da pastoral no Espírito Santo, Mônica Fittipaldi.
De acordo com o padre Manoel, o trabalho é realizado através de uma perspectiva sustentável do turismo, através do turismo de base comunitária, da denúncia profética de tudo que na prática possa violentar a dignidade humana, a denúncia profética do turismo, como exploração sexual, turismo sexual de jovens e adolescentes, tráfico humano, agressões ao meio ambiente, na formação de agentes para as pastorais e também no turismo religioso e cultural, atendendo a peregrinos, articulando com santuários, ou espaços históricos.
Fotos: Lílian Kastro






por